![]() |
| A vacina ainda é a melhor forma de se proteger contra a Febre Amarela |
Todos os casos de Febre Amarela de Minas Gerais foram registrados no Sul do estado, segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Nossa região tem cinco mortes confirmadas por febre amarela desde julho do ano passado.
Segundo a secretaria, no atual período de monitoramento, que vai de julho de 2024 a junho de 2025, já foram registrados 10 casos da doença em Minas Gerais, todos em nossa área.
Os casos foram registrados em Camanducaia (1), Cambuí (1), Silvianópolis (1), Extrema (3), Poços de Caldas (1), Pouso Alegre (1), São Lourenço (1) e Campinas-SP (1), este último com local provável de infecção no município mineiro de Monte Sião.
Desse total de casos, cinco evoluíram para óbitos. São eles: Extrema (2), Pouso Alegre (1), Campinas-SP (1) e São Lourenço (1).
Outros 4 casos evoluíram para a cura, são eles: Camanducaia (1), Cambuí (1), Silvianópolis (1) e Extrema (1).
Poços de Caldas confirmou nesta semana a contaminação de um homem de 36 anos por febre amarela no município. Esse é o primeiro registro da doença em humanos na história da cidade.
Conforme a prefeitura, o paciente está em tratamento, sendo monitorado pelas autoridades de saúde desde 17 de março, quando foi internado na UTI. A condição de saúde dele é crítica, segundo o secretário municipal de Saúde, Luiz Augusto de Faria Cardoso.
Os indícios apontam que a contaminação foi interna, ou seja, aconteceu em Poços de Caldas, onde em janeiro foi confirmada a presença do vírus em um macaco encontrado morto em uma mata no Jardim dos Estados.
Vacinação
Vale lembrar que desde as primeiras confirmações na região, todas as cidades do Sul de Minas intensificaram a vacinação contra a febre amarela.
A vacinação em pessoas de 5 a 59 anos de idade é feita em dose única. Nas demais situações, caso a pessoa tenha recebido apenas uma dose da vacina antes de completar 5 anos de idade, deve ser administrada uma dose de reforço, independentemente da idade atual.
Pessoas com 60 anos ou mais de idade poderão ser vacinadas após avaliação das condições de saúde.

Comentários
Postar um comentário
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio