Após operação do Ministério Público para apuração de possíveis fraudes em um concurso público da Prefeitura de Consolação, o Poder Executivo do município publicou uma nota de esclarecimento, em redes sociais, comentando o assunto.
Segundo o MP, até o momento, os indícios apontam que houve o “vazamento” do gabarito do certame nº 01/2024, em favor de pessoas ligadas a agentes públicos, tanto do Poder Executivo quanto do Poder Legislativo.
Investigações também apontam situações em que candidatos possivelmente analfabetos foram aprovados, além de candidatos que acertaram todas as questões do concurso, o que, segundo o MP, sugere a possibilidade de ter ocorrido uma fraude.
Confira a nota da Prefeitura, na íntegra:
A Prefeitura Municipal de Consolação vem a público esclarecer que tomou conhecimento da operação “Sapiens”, deflagrada pelo Ministério Público do Estado de Minas Gerais (MPMG), que investiga possíveis irregularidades no Concurso Público nº 01/2024, realizado no Município.
Diante disso, a Prefeitura reafirma seu compromisso com a legalidade, a moralidade e a transparência em todos os atos administrativos, especialmente na condução de concursos públicos, que devem ocorrer com total lisura e isonomia.
Esclarecemos que a Administração Municipal não compactua com qualquer tipo de fraude ou favorecimento e reitera que colaborará integralmente com as investigações, fornecendo todas as informações e documentos que forem necessários à apuração dos fatos.
Por fim, manifestamos respeito às instituições responsáveis pela investigação e reforçamos à população nosso compromisso com a verdade, com a ética e com o serviço público justo e responsável.