MORRE O PARAPSICÓLOGO JESUÍTA PADRE QUEVEDO



A parapsicologia perdeu, nesta quarta-feira (9), o seu principal representante no Brasil, talvez no mundo. Faleceu, em Belo Horizonte, aos 88 anos, o Padre Oscar Gonzales Quevedo Bruzan, o famosíssimo Pe. Quevedo, que ficou amplamente conhecido pelo bordão "Isso non ecziste".

Apesar de muitas vezes ser ridicularizado, especialmente pela grande mídia, Pe. Quevedo, Jesuíta Espanhol radicado no país há décadas e fundador do Centro Latino Americano de Parapsicologia, promovia um sério trabalho de investigação dos casos ditos "sobrenaturais", "milagres" e outros temas muitas vezes polêmicos. Sempre dizia que tinha a missão de "desmistificar a mentalidade mágica que envolve os fenômenos parapsicológicos".

Este repórter que vos fala, Toninho Rodrigues, teve a honra de participar de um de seus cursos, em São Paulo, onde aprendeu muitas técnicas de investigação de fraudes relacionadas à exploração religiosa e ao curandeirismo. Podemos dizer que o sacerdote conseguia explicar e derrubar de forma clara algumas histórias veiculadas pelo Brasil, como farsas de casas mal-assombradas e, inclusive, de Jesus em goiabeiras ou outras árvores frutíferas.

Padre Quevedo, que nasceu em Madri, na Espanha, em 1930, naturalizou-se brasileiro em 1960. Foi professor Universitário e tinha diversas graduações, dentre elas filosofia, teologia, humanidades clássicas e parapsicologia. Morava na residência jesuíta Irmão Brandão, no Bairro Planalto, na capital mineira.

O enterro está marcado para esta quinta-feira (10), às 11h, no Cemitério Bosque da Esperança.



Comentários