PM APREENDE PÁSSAROS QUE ERAM MANTIDOS CATIVOS IRREGULARMENTE

Cinco maritacas que eram mantidas em cativeiro de maneira irregular foram apreendidas pela Policia Militar no inicio da tarde deste sábado (3), no bairro Mãe Rainha, em Poço Fundo. Os pássaros estavam na residência de uma aposentada de 58 anos, que afirmou criá-los desde pequenos, mas não apresentou nenhum documento que a autorizasse para isso.
Os policiais encontraram os animais durante averiguação de uma denúncia de ameaça, que teria sido feita por um dos moradores da casa contra um comerciante. Ao entrarem na moradia e flagrarem a situação em que eles se encontravam, não tiveram alternativa senão agir de acordo com o que manda a Lei Federal 9605/98, que trata de crimes ambientais, e recolhê-los para futuro encaminhamento ao IBAMA.
A mulher recebeu voz de prisão em flagrante, mas foi liberada e deverá comparecer no próximo dia útil à Delegacia, para as devidas explicações.
Segundo a Policia Militar, há sinais de que as aves eram maltratadas. Elas permanecem na sede do Pelotão PM poço-fundense, onde estão sendo cuidadas e alimentadas até a entrega ao órgão competente.