ALCANCE DE VACINAÇÃO CONTRA A PÓLIO AINDA É BAIXA EM MINAS GERAIS

SALA DE VACINAS DE POÇO FUNDO TEM NÚMEROS MAIORES QUE OS DO ESTADO, MAS BUSCA MELHORAR O ALCANCE NA CIDADE

Apenas 46,8% da cobertura vacinal contra a Poliomielite foram alcançados em Minas Gerais até o momento, na campanha de multivacinação que vai até o fim de outubro. Em Poço Fundo, onde os atendimentos se encerram nesta quinta-feira (29), por causa do Ponto Facultativo do Dia do Funcionário Público (transferido para sexta-feira, dia 30), o alcance é bem maior, de cerca de 67%, mas é considerado abaixo do desejado mesmo com o alto comparecimento das crianças à Sala de Vacinas do Centro de Saúde.

De acordo com informações obtidas junto à coordenação dos trabalhos, o município conseguiu altos índices de imunização graças a campanhas direcionadas aos pais, inclusive com a participação de crianças convocando os coleguinhas a tomarem a gotinha (veja aqui alguns deles), e os trabalhos estão em ritmo acelerado. A equipe de enfermagem responsável pela aplicação das vacinas não pára um minuto sequer, do momento em que iniciam a atividade até quando se encerra o expediente.

No entanto, será preciso realizar uma espécie de "busca ativa" pelos faltosos, e isso já está sendo realizado por equipes dos PSF´s, que se esforçam para localizar crianças que ainda não tomaram o imunizante. A idéia é chegar o mais próximo possível da meta estabelecida pelo Ministério da Saúde, ainda que o número apontado talvez seja considerado acima da realidade poço-fundense.

De qualquer forma, fica o alerta: A Sala de Vacinas faz a última aplicação no dia 29 (quinta-feira), das 8h30 às 16h00. Se você ainda não levou seu filho ou filha de 1 a 4 anos para se proteger contra a Pólio, não perca esta oportunidade!


Comentários