Pular para o conteúdo principal

MP MANDA PREFEITURA ESCOLHER ENTRE EXONERAR SECRETÁRIO DE SAÚDE OU SUA COMPANHEIRA

Uma ação do Ministério Público em Baependi divide opiniões tanto entre os agentes políticos do município como da população. A Promotoria recomendou que a Prefeitura faça uma escolha: que exonere o secretário municipal de Saúde, Luiz Felipe Guedes Pereira Moreira, ou a coordenadora de PSF, Inaê Nogueira do Nascimento, por entender que há prática de nepotismo.

A razão para o pedido é os dois teriam um relacionamento afetivo e ocupam cargos na mesma pasta. Isso, para o MP, configura situação de hierarquia, ou seja, um dos membros do casal, o secretário, teria como servidora em cargo de confiança a sua companheira. 

Outro fator apontado é que, segundo o órgão, não foi demonstrada a capacitação técnica de Luiz Felipe para exercer a função de secretário. Ele é médico veterinário e, nas redes sociais, afirma estudar gestão pública.

A prefeitura tem até o dia 28 de agosto para informar se vai acatar a recomendação. Caso contrário, o MP informou que poderá entrar com ações judiciais, já que considera que a permanência dos dois nos cargos representa violação da lei.

Para alguns agentes públicos, em especial os que fazem oposição ao atual governo municipal, a intervenção do Ministério Público é válida e seria uma forma de trazer a legalidade para a pauta das contratações no setor de saúde. Porém, para outros, os argumentos podem ser contestados. Primeiro, porque não se falou sobre a capacitação da coordenadora, apenas o fato dela ser companheira do secretário. E, segundo, porque questionar a qualificação do secretário não tem nenhum sentido, pois para um cargo como esse exige-se competência, e não formação técnica, e foi exatamente essa a defesa feita pela Prefeitura quanto ao caso de Luiz Felipe. Em muitas cidades do Sul de Minas, profissionais de saúde ocuparam esse cargo importante sem conseguir grandes feitos, e já teve caso em que um simples agricultor, comerciante ou profissional liberal assumiu a pasta e mostrou grande capacidade de gestão e de promoção da qualidade no atendimento à população.

De qualquer forma, em nota, o Poder Executivo afirmou que vai analisar caso a caso as nomeações questionadas, mantendo apenas as que atenderem aos critérios legais.

Quanto aos atingidos pela polêmica, Luiz Felipe afirmou ter capacidade técnica para ocupar a função e está à disposição para prestar esclarecimentos. Inaê Nogueira, por sua vez, apenas reafirma a nota divulgada pelo município.

Aguardamos as cenas dos próximos capítulos.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SURTO DE VIROSE PREOCUPA AUTORIDADES DE MACHADO

Um surto de virose, com mais de 200 casos, virou alvo de investigação da Secretaria de Saúde de Machado.  Segundo apurações, somente na última terça-feira (11), 236 pessoas foram atendidas no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas de vômito e diarreia. Santa Casa de Machado teve grande demanda de atendimento por conta do surto A Secretaria de Saúde afirma que os casos não se concentraram somente em um apenas um bairro da cidade, mas em vários. Os exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto. O Secretário de Saúde Rafael Caixeta informa ainda que não se sabe o que causou a virose. Ainda conforme Rafael, os casos estão sendo monitorados e já começaram a cair. Ele diz ainda que toda a demanda espontânea de atendimento dentro das unidades básicas de saúde passou a ter prioridade para poder acolher toda a população nas unidades básicas de saúde mais próximas e assim desafogar o pronto atendimento e o pronto socorro do hospital, r...

VEREADOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA ESTRADA DO PAIOLINHO

Um vereador de Poço Fundo acabou preso pela Polícia Militar na rodovia AMG 1555, estrada que liga a rodovia MG 179 ao Distrito do Paiolinho, no último sábado (26). Segundo o que está relatado em boletim de ocorrência, Wagner de Souza Alves, o Waguinho, dirigia sob influência de bebida alcoólica, por pouco não provocou acidentes e ainda teria desacatado os agentes que o abordaram. A notícia da prisão já havia tomado conta das redes sociais durante o fim de semana, mas a apuração feita por nossa reportagem só obteve as informações oficiais nesta segunda-feira (28). De acordo com o boletim, uma guarnição que fazia patrulhamento de rotina pela MG 179 visualizou uma Picape de cor branca ziguezagueando pela pista. Sinais sonoros e luminosos, até mesmo a buzina da viatura, foram acionados para que o condutor parasse o veículo, mas em resposta os policiais ouviram xingamentos. Ainda segundo a corporação, por pelo menos duas vezes quase ocorreu colisão com outros veículos, pois em diversas curv...

COMUNIDADE SE UNE PARA AJUDAR CAMINHONEIRO DE CAMPESTRE APÓS ACIDENTE

O caminhoneiro Josimar, da cidade de Campestre, está passando por um momento muito complicado após sofrer um acidente com sua carreta justamente na primeira viagem que fazia com o caminhão-trator recém adquirido. O veículo é financiado, só tem uma parcela paga, e não tem seguro. Você pode ajudar também!