Pular para o conteúdo principal

'JESUS DA SIBÉRIA' É PRESO NA RÚSSIA

Um líder religioso russo que diz ser a reencarnação de Jesus Cristo foi condenado, nesta segunda-feira (30), a 12 anos em um campo de prisioneiros, após ser considerado culpado de prejudicar a saúde e causar danos financeiros a seus seguidores.

Sergei Torop, um ex-policial de trânsito conhecido por seus seguidores como "Vissarion", fundou a Igreja do Último Testamento em uma região remota de Krasnoyarsk, na Sibéria, em 1991, ano da dissolução da União Soviética.

Místico, barbudo e de cabelos longos, ele diz ter “renascido” para transmitir a palavra de Deus e atraiu milhares de seguidores ao longo dos anos. Alguns deles passaram a viver em um assentamento conhecido como “Morada da Aurora” ou “Cidade do Sol”, em uma época em que a Rússia enfrentava pobreza e falta de leis.

Torop, de 64 anos, diz a seus seguidores — que recitavam orações em sua homenagem enquanto olhavam para sua grande residência no topo de uma colina — para não comer carne, não fumar, não beber álcool, não xingar e parar de usar dinheiro.

Mas o Comitê de Investigação, equivalente russo ao FBI dos EUA, acusou Torop e dois assistentes de usarem pressão psicológica para extorquir dinheiro dos seguidores e de causar sérios danos à saúde mental e física deles.

Sentença

Em comunicado nesta segunda-feira, um tribunal na cidade siberiana de Novosibirsk informou que condenou os três homens, sentenciando Torop e Vladimir Vedernikov a 12 anos, e Vadim Redkin a 11 anos, em um campo de prisioneiros de segurança máxima.

Eles também foram condenados a pagar 40 milhões de rublos (R$ 2,78 milhões) como compensação às vítimas por “danos morais”.

Todos os três negaram qualquer irregularidade.

Torop e os dois assistentes foram presos em uma operação das forças de segurança em 2020, que contou com helicópteros e a participação do FSB, a agência sucessora da KGB soviética.

Segundo a agência estatal RIA, os investigadores afirmaram que os homens causaram “dano moral” a 16 pessoas, danos físicos graves a seis pessoas e danos moderados a outra.

Vedernikov, um dos assistentes, também foi acusado de cometer fraude, disse a RIA.

Em um documentário da BBC de 2017, o cineasta Simon Reeve entrevistou Torop, que negou qualquer irregularidade. O filme mostrou como meninas, filhas de seguidores, estavam sendo educadas para serem, segundo uma professora local, “futuras noivas para homens dignos”. 

Matéria publicada no G1

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SURTO DE VIROSE PREOCUPA AUTORIDADES DE MACHADO

Um surto de virose, com mais de 200 casos, virou alvo de investigação da Secretaria de Saúde de Machado.  Segundo apurações, somente na última terça-feira (11), 236 pessoas foram atendidas no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas de vômito e diarreia. Santa Casa de Machado teve grande demanda de atendimento por conta do surto A Secretaria de Saúde afirma que os casos não se concentraram somente em um apenas um bairro da cidade, mas em vários. Os exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto. O Secretário de Saúde Rafael Caixeta informa ainda que não se sabe o que causou a virose. Ainda conforme Rafael, os casos estão sendo monitorados e já começaram a cair. Ele diz ainda que toda a demanda espontânea de atendimento dentro das unidades básicas de saúde passou a ter prioridade para poder acolher toda a população nas unidades básicas de saúde mais próximas e assim desafogar o pronto atendimento e o pronto socorro do hospital, r...

VEREADOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA ESTRADA DO PAIOLINHO

Um vereador de Poço Fundo acabou preso pela Polícia Militar na rodovia AMG 1555, estrada que liga a rodovia MG 179 ao Distrito do Paiolinho, no último sábado (26). Segundo o que está relatado em boletim de ocorrência, Wagner de Souza Alves, o Waguinho, dirigia sob influência de bebida alcoólica, por pouco não provocou acidentes e ainda teria desacatado os agentes que o abordaram. A notícia da prisão já havia tomado conta das redes sociais durante o fim de semana, mas a apuração feita por nossa reportagem só obteve as informações oficiais nesta segunda-feira (28). De acordo com o boletim, uma guarnição que fazia patrulhamento de rotina pela MG 179 visualizou uma Picape de cor branca ziguezagueando pela pista. Sinais sonoros e luminosos, até mesmo a buzina da viatura, foram acionados para que o condutor parasse o veículo, mas em resposta os policiais ouviram xingamentos. Ainda segundo a corporação, por pelo menos duas vezes quase ocorreu colisão com outros veículos, pois em diversas curv...

COMUNIDADE SE UNE PARA AJUDAR CAMINHONEIRO DE CAMPESTRE APÓS ACIDENTE

O caminhoneiro Josimar, da cidade de Campestre, está passando por um momento muito complicado após sofrer um acidente com sua carreta justamente na primeira viagem que fazia com o caminhão-trator recém adquirido. O veículo é financiado, só tem uma parcela paga, e não tem seguro. Você pode ajudar também!