Moradores de Poços de Caldas enfrentam longas filas de espera por consultas e exames realizados pelo SUS. A demora no atendimento tem prejudicado diretamente a saúde de pacientes que veem os sintomas se agravarem com o passar do tempo. Atualmente, há 26.499 pedidos de consulta na fila do SUS na cidade, entre primeiras avaliações e retornos em 27 especialidades.
Dos 26.499 pedidos de consulta na fila do SUS na cidade, cerca de 15% são para áreas que atendem majoritariamente mulheres, como mastologia e cirurgia ginecológica. Apesar da existência de um centro de referência para atendimento feminino, a fila ainda persiste. Segundo a Prefeitura de Poços de Caldas, no entanto, o Centro de Atendimento da Mulher e da Criança atende os casos mais graves.
Além das consultas, a fila por exames também é extensa. São 21.466 solicitações, sendo 687 apenas para ressonância magnética. A Secretaria Municipal afirma que houve redução da demanda no início do ano, mas o volume voltou a crescer.
A comprovação de que um pouquinho de esforço ajudaria a resolver este problema veio após a divulgação de uma matéria da EPTV, afiliada da Rede Globo. Bastou a emissora dar visibilidade ao caso, e algumas pessoas ouvidas pela reportagem conseguiram suas consultas, enquanto outras ainda não tiveram retorno.
A Prefeitura informou ainda que, neste sábado, será realizado um mutirão oftalmológico infantil, com cerca de 200 atendimentos.

Comentários
Postar um comentário
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio