POÇO-FUNDENSE CONDENADO POR ESTUPRO VIRA ALVO DE MATÉRIA DO FANTÁSTICO AO SER PRESO NOS ESTADOS UNIDOS


A cidade de Poço Fundo ficou no centro de uma notícia que circulou em nível nacional e internacional neste domingo (28). Um poço-fundense foi alvo de uma reportagem especial do Fantástico, programa da Rede Globo de Televisão, por ter sido preso acusado de um crime grave, cometido em terras gimirinenses. Flávio Andrade Prado Júnior (40 anos), é condenado por um estupro, cometido em dezembro de 2004. O fato teve grande repercussão na cidade, em todo o país e entre os brasileiros que vivem nos Estados Unidos.

Ele vivia em uma casa confortável, com direito a carro e caminhonete na garagem. No tempo livre, ia à praia, descansava na rede e fazia passeios de bicicleta com a mulher, americana, e os dois filhos do casal. Aparentemente, uma vida normal de um cidadão americano, mas trata-se um brasileiro condenado a 7 anos e 6 meses por estupro. Deveria estar preso, mas saiu no regime semiaberto e nunca mais voltou. Flávio foi acusado de ter cometido o crime quando morava em Poço Fundo, em 18 de dezembro de 2004. Na época, já tinha uma condenação por furto e recorria em liberdade.

De acordo com a Polícia Civil, Flávio teria oferecido carona a duas jovens que estavam em um bar naquela noite, um sábado. Elas aceitaram. Ele então deixou uma delas em casa e levou a outra a uma das saídas para a zona rural, onde a teria estuprado. "Logo depois do acontecido, o exame médico legal constatou lesões indicativas da prática de crime sexual no corpo da moça", disse ao programa do delegado Flávio Tadeu Destro, que era na época o responsável pela delegacia local.

Flávio fugiu após saber que seria preso, mas foi localizado em São Paulo e detido. Ele foi condenado em 2006, mas em maio de 2007, por conta da legislação que lhe permitia progressão de pena, ganhou o direito de passar ao regime semi-aberto, e não apareceu mais. Em 2008, passou a ser considerado foragido, e então fugiu para os Estados Unidos, como imigrante ilegal. Lá, constituiu família, se tornou empresário do ramo de reformas de residências e vivia tranquilamente em Brockton, no estado de Massachussets. Foi localizado pelo Fantástico em fevereiro deste ano, e chegou a chamar a polícia ao perceber que era monitorado pela equipe de TV.

De acordo com o que fora revelado na matéria, mesmo sendo procurado até pela Interpol, ele não se preocupava com o anonimato. Publicava vídeos e fotos da família e do trabalho e sequer trocou de nome nas redes sociais. Por conta disso, passou ser monitorado pela Subsecretaria de Inteligência do Rio de Janeiro, pelo Consulado Americano e pelo Serviço de Imigração dos Estados Unidos. Ele acabou preso na última quinta-feira (25).

Após 11 anos vivendo na clandestinidade, Flávio agora está a cerca de 60 quilômetros de onde vivia, em uma cadeia em Massachussets. Vai ser ouvido em breve por um juiz federal e pode ser extraditado. A defesa diz que Flávio nega o estupro, mas o próprio advogado Zanone Manuel de Almeida Júnior admite que ele terá que cumprir o resto da pena no Brasil. "Ele agora é um homem que trabalha, tem esposa, filhos, e mostra que o passado ficou lá atrás, que está ressocializado, que o tempo que ficou preso teve uma caráter pedagógico, apesar desse prazo que ainda falta para cumprir".

O Ministério Público também apura se Flávio ajudou outros condenados de Poço Fundo a fugirem do Brasil para os Estados Unidos. Quem faz esta afirmação é o Promotor Paulo Barbosa. "Ele pode ter passado informações de como adentrar no território americano de forma ilegal, de forma criminosa. Fizemos contato com as autoridades americanas para alertá-los sobre isso".

As autoridades dizem ainda que quando Flávio for trazido para o Brasil, deverá seguir direto para o regime fechado. "São crimes repugnantes os crimes sexuais, que causam comoção na sociedade, e agora ele vai, de acordo com a sua responsabilidade, cumprir até o final a sua condenação", afirma do delegado Flávio Destro, ao final da matéria televisiva.

Nesta segunda-feira, uma equipe da EPTV, afiliada da TV Globo no Sul de Minas, está na cidade para avaliar qual foi a repercussão desta história, que pelo visto vai gerar muita conversa pelos próximos dias.

CLIQUE PARA CONFERIR VÍDEO DO FANTÁSTICO COM A MATÉRIA


Comentários