IGREJA CATÓLICA TEM O PRIMEIRO PAPA LATINO AMERICANO

O mundo parou por volta das 20h30, no horário do Vaticano (16h30 no horário de Brasilia) para conhecer o novo Papa da Igreja Católica, que é Latino Americano, mas não brasileiro. O argentino D. Jorge Mario Bergoglio, que agora passa ser chamado D. Francisco I, se apresentou aos fiéis que tomaram conta da Praça São Pedro, para a grande festa de recepção ao novo líder.
Jorge Mario Bergoglio (SJ) nasceu em Buenos Aires em 17 de dezembro de 1936. Trata-se de um religioso da Companhia de Jesus (Sociedade dos Jesuítas). O agora Papa era o arcebispo da Arquidiocese de Buenos Aires desde 28 de fevereiro de 1998. Recebeu a ordenação presbiteral no dia 13 de dezembro de 1969, pelas mãos de Dom Ramón José Castellano. Foi ordenado bispo no dia 27 de junho de 1992, pelas mãos de Antonio Quarracino, Dom Mario José Serra e Dom Eduardo Vicente Mirás.
Tornou-se Cardeal no consistório de 21 de fevereiro de 2001, presidido por João Paulo II, recebendo o título de cardeal-presbítero de São Roberto Bellarmino.