ANVISA SUSPENDE TEMPORARIAMENTE FABRICAÇÃO E VENDA DE PRODUTOS DA ADES


Uma resolução da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicada no "Diário Oficial da União" desta segunda-feira (18) suspende a fabricação, a distribuição, a venda e o consumo de lotes dos produtos com soja da marca Ades, de diferentes sabores, versões e tamanhos. A medida atinge apenas uma das linhas de produção de Ades da fábrica de Pouso Alegre (MG).
Segundo a resolução, a medida foi tomada por suspeita de que os produtos não atendem às exigências legais e regulamentares da agência. A Anvisa afirmou que a medida é temporária e que foi adotada como precaução. Hoje, a vigilância sanitária do estado de Minas e da cidade de Pouso Alegre têm marcada uma inspeção na fábrica. Caso seja verificado que o problema tenha, de fato, sido solucionado  e que não atingiu outros lotes e sabores, os produtos poderão ser, novamente, liberados, segundo nota.
A Anvisa afirma que a pessoa que tiver comprado os produtos não deve consumi-los. Em caso de queimaduras ou outro sintomas, a orientação é procurar imediatamente atendimento médico.

Queimaduras
Na quinta-feira (14), a Unilever anunciou recall em um lote do suco de maçã Ades de 1,5 litro por risco de queimadura. Segundo a fabricante, a contaminação com solução de limpeza foi detectada no lote com as iniciais AGB 25, fabricado em 25 de fevereiro, com cerca de 96 unidades do produto.