POÇO-FUNDENSE COMPÕE FORÇA-TAREFA EM BRUMADINHO


A tragédia de Brumadinho, onde o rompimento de uma barragem de rejeitos da Vale já teve como resultado mais de uma centena de mortos e ainda mais de 200 desaparecidos, movimenta bombeiros, profissionais de saúde, policiais e entidades civis de todo o estado e de todo o país, num constante revezamento. Na última sexta-feira, mais uma equipe de bombeiros e servidores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Varginha partiu para atuação nos trabalhos de resgate e atendimento às vitimas. Neste grupo, está o poço-fundense Sávio Bueno, o "Savinho", enfermeiro conhecido por sua atuação em vários atendimentos de urgência em nossa região.

O contato com o profissional gimirinense é bem difícil, exatamente pela grande demanda de trabalho, mas nas poucas oportunidades em que conseguiu conversar com nossa reportagem, relatou suas impressões ao chegar à área atingida. "É uma situação bem complicada, um cenário realmente muito feio. As equipes não podem parar, e enquanto trabalhamos não tem como não se impressionar com tudo o que aconteceu e com o que vimos", afirmou.

Sávio participou da bela homenagem feita pela força-tarefa aos mortos e desaparecidos da tragédia, no mesmo horário em que ocorreu o rompimento, há uma semana atrás, com Hino nacional, toque de trompete (Il Silenzio), e pétalas de rosas jogadas bem no local onde estava o refeitório e a pousada atingidos (vídeo abaixo, da Comunicação do CBMMG). "Eram 10 aeronaves, sendo três do Corpo de Bombeiros de Minas, uma do Corpo de Bombeiros do Rio, uma da Polícia Militar de Minas, dois "Àguias" de São Paulo, um da Policia do Espirito Santo, um da Polícia Federal e um da Polícia Civil. Além disso, os bombeiros do Maranhão participaram da homenagem em terra. Foi um momento de muita emoção", relatou.

O enfermeiro barriga-verde também enviou, gentilmente, algumas fotos que conseguiu fazer nos raros momentos em que tinha um "respiro". Dentre elas, está um registro com o Sub Tenente Gualberto (junto ao helicóptero do Corpo de Bombeiros de Minas Gerais), que conseguiu resgatar a primeira sobrevivente da lama, junto com a competente piloto Major Karla, e cuja atuação foi gravada e viralizou nas redes sociais. Ele também enviou uma foto com o parceiro de trabalho, Dr. Cládio Okawa. "É um trabalho árduo, complicado, difícil, triste, mas temos a honra de representar o Sul de Minas e Poço Fundo nesta luta para, pelo menos, amenizar o sofrimento daqueles que estão sentindo na pele todo o sofrimento causado por este triste acontecimento. É nossa missão, e estamos aqui para cumprí-la", disse, no último contato feito.

A equipe da qual o poço-fundense faz parte fica em Brumadinho neste fim de semana, e será substituída por outra provavelmente já neste domingo. Aguardamos sua chegada e, assim que for possível, conversaremos com ele e repassaremos suas impressões no Informativo 105, da Gimirim FM.








Comentários

Postar um comentário

Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio