MÉDIA MÓVEL DE CASOS DE COVID VOLTA AO PATAMAR DO INICIO DO ANO NO SUL DE MINAS, SEGUNDO UNIFAL


Um novo boletim divulgado em diversas redes pela Universidade Federal de Alfenas (Unifal-MG), com indicativos da Covid-19, afirma que há necessidade urgente de se promover, de forma mais contundente, o controle da pandemia no Sul de Minas. De acordo com a universidade, a média móvel de novos casos da doença atualmente em Minas Gerais e no Sul de Minas é equivalente à de 1 ano atrás, embora com menos mortes (número cerca de seis vezes menor que os primeiros meses de 2022).

Este número menor de mortes mas também o aumento de casos, de acordo com o boletim, indica, ao mesmo tempo, o poder da vacina em proteger contra casos graves mas também a comprovação de que há perda de eficácia frente às infecções por novas variantes. O alerta é de que conviver com esta incidência crescente traz risco de aumento da pressão por leitos hospitalares, faltas ao trabalho e aos estudos e, ainda, a possibilidade de que outras variantes surjam. Por isso, os responsáveis pelos estudos exortam ao retorno do uso de máscaras e ao reforço no avanço da vacinação.

Conforme o monitoramento da Unifal-MG, o número de novos casos de Covid-19 está em crescimento em todas as regionais de saúde da região há seis semanas. A média móvel dos últimos sete dias foi de 2.190 casos diários contra 1.849 casos por dia da semana anterior. Houve crescimento de novos óbitos na região devido ao crescimento nas regionais de Alfenas, Pouso Alegre, Varginha e aumento na regional de Passos.

Comentários