SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE CONFIRMA UM CASO DE SARAMPO EM POÇO FUNDO


Suspeita é de que paciente, uma criança, tenha contraído a doença em São Paulo, onde faz tratamento contra uma grave enfermidade. Por determinação médica, ela não pode tomar nenhum tipo de vacina.

A Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais divulgou, nesta terça-feira (15), a confirmação de que um caso de sarampo foi registrado em Poço Fundo. Na nota, não há menção sobre quem seria o(a) paciente, mas já se sabe que se trata de uma criança que faz um tratamento em São Paulo e que não pode tomar a vacina contra a doença, por determinação médica.

De acordo com informações levantadas por nossa reportagem, outros dois casos foram enviados para análise. Um deles foi descartado e o outro ainda espera por uma contraprova. Em todos os casos os sintomas foram controlados e as pessoas não tiveram maiores complicações.

Com este caso confirmado, o Sul de Minas agora tem seis confirmações, contando com Pedralva, Pouso Alegre, Poços de Caldas, Passa Quatro e Camanducaia

Sem motivo para pânico

Na Secretaria de Saúde de Poço Fundo, a informação é de que não há motivo para que se pense na possibilidade de um surto, pois graças a campanhas e uma boa divulgação, a vacinação de adultos e crianças  alcançou números bem acima da meta estipulada pelo Ministério da Saúde, e no caso das pessoas com suspeita também já foi realizado o chamado "bloqueio", com vacinação para todas as pessoas que tem contato com elas. Todos os episódios são os chamados "importados", ou seja, ninguém foi infectado em Poço Fundo, mas fora da cidade.

Ainda segundo a SMS, nas ações de prevenção estão incluídas:

• Busca ativa entre os funcionários da saúde do município para possíveis regularizações das vacinas;

• Mais de 100% de cobertura do município pelos PSF´s, quando a população recebe a visita mensal dos agentes de saúde comunitária. A cobertura vacinal preconizada pelo Ministério da Saúde é 95%, e com as ações realizadas no município a cobertura atual é de 98,98%, para crianças de 1 ano, e de 106% para crianças de 1 ano e 3 meses, de acordo com dados levantados SIPNI (Sistema de Informação do Programa Nacional de Imunização), além dos pacientes Dose 0, menores de 6 meses.

• Feita busca ativa semanal de cartões de vacinação das crianças em atraso, a mãe recebendo a ligação informando a irregularidade do cartão e o não comparecimento à sala de vacinas é notificado ao PSF, que realiza busca ativa no domicílio.

• Campanha Nacional de Vacinação Contra Sarampo – 07/10 a 25/10, Dia D (19/10): segunda a sexta (8:30 as 16:00), Dia D (8:00 as 17:00). Direcionado a crianças de 6 meses a menores de 5 anos.

Vacinação é a única proteção

O sarampo é de transmissão fácil e acontece por via aérea. A vacina é a única forma de prevenção contra o sarampo. Devem se vacinar:

Dose zero: crianças de seis meses a menores de um ano;

Crianças a partir de um ano;

Adultos até 29 anos devem tomar reforço ou duas doses, dependendo se já tomou ou não;

Adultos de 30 a 49 anos devem tomar uma dose;

A campanha nacional de vacinação segue até o dia 25 de outubro, nos postos municipais de saúde. O dia D é o dia 19. Em Poço Fundo, a campanha é realizada pela Sala de Vacinas, no PSF São Lucas (perto da Prefeitura).





Comentários