Neste sábado (6), todas as cooperativas atuantes em Poço Fundo se reuniram para comemorar o “Dia de Cooperar (Dia C)” na Praça José Caetano Neves, com diversas atividades para marcar a data. Coopfam, Coocaminas, Coopama, Sicoob Credivar e Sicredi Uniestados fizeram valer o real significado do intercooperativismo, levando grande número de pessoas a participarem da “Caminhada Ecológica – Dia de Cooperar” e a auxiliarem os trabalhos de importantes instituições beneficentes do município (Maria Pequena, AUPI e Lar Nossa Senhora das Graças).
A movimentação começou logo cedo, com uma oração conduzida pelas crianças da Associação Beneficente Maria Pequena, um bom aquecimento dirigido pela professora Carol, lanche reforçado e alguns trabalhos da Secretaria de Saúde, que levou orientações sobre diversas doenças, como a dengue e outras transmitidas pelo Aedes Aegypti, aferição de pressão arterial e dicas de medicamentos fitoterápicos e plantas medicinais.
170 pessoas se inscreveram para a caminhada, que partiu da avenida José Evilásio Assi, passou pelos bairros Piedade e Morais, e chegou à cidade novamente pelo bairro Água Limpa. Os 20 primeiros a chegar receberam brindes oferecidos pelas cooperativas, e o restante da galera participou de um sorteio para mais presentes ao final do evento (Confira todas as fotos no vídeo acima).
A inscrição era feita com taxa de R$ 15,00 e doação de um quilo de alimento. O dinheiro arrecadado foi repassado para a AUPI e para o Lar, e os alimentos foram todos direcionados à Maria Pequena. Os representantes de cada uma destas instituições se fizeram presentes e agradeceram ao grupo promotor do evento pela grande ajuda.
Agora, todos esperam pelo próximo “Dia C”, e já pediram: No próximo encontro, fazer não só uma caminhada, mas também uma corrida, algo ainda mais desafiador. Pedido aceito e organização já planeja os primeiros passos para isso.
DIA C, O QUE É
Pautado pelos princípios e valores do cooperativismo, o Dia de Cooperar tem como objetivo principal executar iniciativas de responsabilidade social nas comunidades em que as cooperativas estão inseridas, por meio de ações voluntárias, ajudando, assim, pessoas a transformarem suas vidas.
Um dia de celebração, no qual são ofertados à comunidade atendimentos e serviço voluntários, além de atividades ligadas à cultura, educação, responsabilidade socioambiental, saúde, esporte e lazer.
Essa grande idéia teve início em 2009, justamente no estado de Minas Gerais. Em 2015, as iniciativas do Dia de Cooperar foram vinculadas à agenda mundial proposta pela Organização das Nações Unidas (ONU) e que previa a realização de ações apoiadas no escopo dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).
Com a mudança dos ODM para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), em 2016, o Dia C manteve sua adesão às diretrizes que pretendem erradicar a pobreza do mundo. Neste ano de 2024, a comemoração da data, com ações diversas, completa 15 anos.
Para se ter uma ideia, esse movimento já é uma realidade em todos os estados brasileiros, onde uma média de 2,2 mil cooperativas beneficiam, todos os anos, mais de dois milhões de pessoas, por meio do trabalho de mais de 100 mil voluntários.
Para este ano, em que o Dia C completa seus 15 anos, a proposta é reforçar ainda mais os laços de cooperação com a comunidade.
Comentários
Postar um comentário
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio