DESAFIOS PÓS-TEMPESTADE

A forte chuva que caiu sobre Poço Fundo no último dia 13 (sábado) causou um bocado de transtornos e danos na cidade e na zona rural. Quatro dias depois da tormenta, a Prefeitura ainda está às voltas com limpeza, consertos e intervenções em pontos da zona rural.
Os problemas mais sérios se deram em ruas pavimentadas com bloquetes, especialmente as que possuem declive acentuado, algo mais que comum em Poço Fundo. O calçamento foi seriamente danificado em grande parte destas vias, e houve também afundamento de galerias. Funcionários da Secretaria de Obras já atuam em algumas delas para a reconstrução, mas há casos em que será preciso um tempo maior de estiagem para que as obras possam prosseguir sem percalços. A questão é que nos últimos dias as precipitações persistem. "Há casos em que precisaremos recompor a base para então recolocar o calçamento, mas se fizermos isso a chuva pode simplesmente levar toda a terra embora. Por isso é preciso fazer estas reformas com paciência e muito cuidado", diz o Secretário de Obras Wladimir Corrêa.
Na zona rural, o maior dano foi registrado na chamada "Ponte Funda", no bairro Quebra Machado. Ali, as enxurradas levaram grande quantidade de barro para uma manilha, causando o total entupimento da galeria. A Prefeitura tentou desentupir o túnel, mas isso não foi possível. Por isso, uma nova instalação será feita, mas até que isso aconteça os motoristas precisam passar pela área com muito cuidado. "Há pontos de desmoronamento, e por isso marcamos o espaço de passagem com fitas zebradas. Para carros, a travessia é tranquila. Caminhões devem passar com mais cuidado", avisa Wladimir.
Ainda segundo a Secretaria de Obras, as equipes continuam empenhadas todos os dias nas ações de recuperação, trabalhando nos momentos permitidos pelas condições climáticas, e espera-se que, no menor espaço de tempo possível, as tarefas sejam concluídas para o bem-estar da população.


Comentários