MORADORES AINDA COMBATEM INCÊNDIO NA SERRA DO CUSTODINHO


O incêndio que toma conta de matas e pastos na Serra do Custodinho, e que começou na tarde desta terça-feira (17), continua causando estragos ainda nesta quarta-feira (18). Moradores fazem de tudo para controlar as chamas, mas a batalha chega a ser inglória, pois ventos fortes ajudam a espalhar o fogo e novos focos surgem a todo momento.

Fomos ao local nesta manhã, e encontramos diversos produtores com enxadas, bombas costais, sopradores e abafadores fazendo o possível para acabar com o sinistro. Abriam corta-fogos, apagavam focos no meio da mata, e corriam para outras áreas quando informados de que havia novos locais atingidos. Até tratores são utilizados.

De acordo com trabalhadores ouvidos por nossa reportagem, esta é a primeira vez que a área sofre com este tipo de evento, e tudo realmente indica que trata-se de um ato criminoso. "Esta mata é o pulmão de nosso bairro, e por isso estamos fazendo de tudo para apagar este fogo, mas parece que a gente vai para um lado, começa em outro. Seja como for, continuamos na luta", disse um dos moradores.

Um outro lavrador relatou que percebeu algo estranho quando do início do incêndio, o que leva a crer que alguém ateou fogo deliberadamente por ali. "Foi estranho, porque primeiro o fogo veio morro abaixo, até perto de uma estrada. Quando pensamos que tinha acabado, começou outro, morro acima, mas longe da parte final do primeiro. Nenhuma queimada começa sozinha assim", garantiu.

Segundo informações repassadas no início desta tarde, dois homens do Corpo de Bombeiros estão agora no local repassando orientações, mas de manhã apenas os civis faziam o combate, com auxilio de servidores do Instituto Estadual de Florestas (IEF). O vice-prefeito Nilson Silva, que havia acionado a guarnição na noite de terça-feira, foi conferir de perto como está a situação.

Continuamos acompanhando este caso. Confira abaixo imagens da luta dos moradores:




Comentários