CHUVAS DE OUTONO CAUSAM CHEIAS E SURPREENDEM POÇO-FUNDENSES


As chuvas fortes que caíram sobre Poço Fundo nas duas últimas noites estão surpreendendo a população não apenas pela época (em pleno outono) mas também pelo grande volume. Somente entre a noite desta sexta-feira (17) e a madrugada deste sábado (18), choveu pelo menos 90 mm na área do município, o que causou a cheia de rios em diversos pontos. De acordo com a meteorologia, pelo menos mais 40 mm de precipitações devem ser registrados até este domingo (20).

O resultado desta grande quantidade de água caindo dos céus é bem mais nítido na zona rural. Os principais rios do município estão em níveis bem mais altos que os que eram registrados até poucos dias atrás, e em alguns locais, como na estrada da Água Limpa/Barra Grande, a passagem de veículos foi prejudicada por inundações (foto publicada em redes sociais mostrando este dado estão entre as apresentadas abaixo). De São João da Mata até as proximidades do acesso II de Poço Fundo também é possível perceber a invasão das margens, e dentro da cidade os Rios Machadinho e  Córrego do Veadinho também estão subindo. Moradores estão em alerta, mas não acreditam em alagamentos, graças a uma limpeza de calha realizada há alguns anos e que ainda apresenta bons resultados na contenção de enchentes.

Um fato que chamou a atenção foi a ausência de alagamentos na avenida Prefeito José Soares Pinho, que recentemente foi alvo de obras de manilhamento para captação de águas pluviais. Apesar das fortes enxurradas e da chuva constante, a rede aparentemente suportou bem seu primeiro teste, mesmo com alguns pontos ainda por serem concluídos.

As estradas rurais, claro, são as que sofrem maiores danos com o alto índice pluviométrico. De acordo com o Secretário de Obras, Wladimir Corrêa, a prefeitura monitora pontos que já passaram por reformas e outros que ainda não passaram por intervenções, já antecipando que após as tormentas haverá muito o que fazer. Segundo ele, está muito difícil realmente trabalhar com as estradas neste ano, pois mesmo quando não se espera a água chega e pode atrapalhar os trabalhos. Wladimir afirma que a Prefeitura estará fazendo o que é possível, e agradecendo de qualquer forma, pois chuva é sempre bem vinda e abençoada.

Continuamos acompanhando e monitorando os rios e córregos mais próximos enquanto a chuva se mantém, e qualquer novidade será repassada aqui no seu Infosul Notícias.


Comentários