PM ORIENTA MOTOCICLISTAS E MOTORISTAS NO FERIADÃO

A Policia Militar está efetuando um trabalho de orientação e prevenção de acidentes, junto a motoristas e motociclistas, durante todo o período do feriado prolongado. A iniciativa visa alertar os condutores quanto aos riscos gerados pela imprudência, pela falta de atenção e outros fatores, que tem produzido uma série de sinistros em Machado, por exemplo.
Confira algumas das dicas repassadas pela 164ª Cia PM, e cuide-se!
Cinto e respeito às regras
- Em caso de acidente, o cinto evitará que voce bata nas partes duras do veículo como o volante, o painel, o pára-brisa ou que voce seja arremessado para fora do veículo.
- Use o cinto corretamente: não coloque-o no pescoço ou debaixo do braço, engate o equipamento ao invés de colocá-lo apenas sobre as pernas, é mais seguro.
- Use o cinto de segurança, inclusive nos bancos de trás do veículo. Menor de 10 anos viaja no banco de trás com esta proteção ou cadeirinha apropriada para sua idade.
- O cinto reduz em até 50% o risco de lesões graves ou fatais. Em seu veículo, utilize o cinto de segurança no banco de trás VOCE motorista é responsável pela segurança dos ocupantes do veículo.
- Um choque frontal de um veículo que trafega a 60 km/h provoca o arremesso dos passageiros sem o cinto de segurança no banco traseiro sobre os ocupantes do banco dianteiro com o impacto equivalente 1 tonelada.
- Use o cinto de segurança quando estiver disponível nas poltronas dos onibus, microonibus e vans ou em qualquer tipo de veículo, via e situação.
- Respeite a sinalização, o que está escrito nas placas e nas vias, os agentes e policiais de trânsito.
- Antes de entrar no veículo, verifique se está com todos os ducumentos de porte obrigatório.
- Se beber não dirija, vá de taxi, de onibus ou alguem habilitado que não bebeu.
- Dirigir e falar ao celular ou usar fone(s) de ouvido, é proibido no trânsito.
- Não dirija com crianças e animais no colo, não transporte passageiros em compartimento de carga.
Motociclistas
- Use roupas de cores claras e calçados adequados.
- Use sempre o capacete de segurança, com oculos de proteção ou com a viseira abaixada. Para sua segurança não pilote sem ele ou colocando-o acima da testa. Exija que o passageiro também siga este procedimento.
- Mantenha a distância de segurança do veículo que segue à sua frente.
- Não transite ziguezagueando entre os veículos.
- Não transporte crianças menores de 07 anos de idade.
- Respeite as sinalizações e as normas contidas no Código de Trânsito Brasileiro.
- Respeite o direito e a vez dos demais usuários das vias públicas.
- Porte sempre a CNH e o documento de seu veículo.
- Não ultrapasse pela direita, inclusive nos pontos de onibus, pois voce pode atropelar os passageiros durante o embarque e o desembarque.
- Fique atento em locais onde há pessoas soltando pipas, e use antenas contra o cerol para a sua proteção.