Pular para o conteúdo principal

FEBRE MACULOSA TEM 27 REGISTROS E DUAS MORTES EM MINAS. SUL DO ESTADO TAMBÉM ESTÁ NA LISTA


A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) confirmou 27 casos de febre maculosa — doença infecciosa causada pela picada de carrapatos — no estado em 2025. Belo Horizonte é o município com o maior número de registros, com cinco casos, seguido por Itabira, que registrou quatro. As únicas mortes provocadas pela doença foram em Caeté, na Região Metropolitana da capital. O município confirmou dois óbitos na última quinta-feira (18/9), após a emissão de laudos pela Fundação Ezequiel Dias (Funed).

De acordo com a SES-MG, apesar de as mortes terem ocorrido em Caeté, ainda não é possível confirmar que as vítimas tenham contraído a doença no município. "Ressalta-se que o dado refere-se ao município de residência, e não necessariamente ao local provável de infecção (LPI). A investigação epidemiológica sobre a origem dos casos e a definição das medidas cabíveis estão sob responsabilidade das equipes municipais de Vigilância em Saúde", destacou a secretaria.

Ainda segundo levantamento da SES-MG, o número de casos da doença tem aumentado nos últimos anos. Em 2024, foram 95 casos confirmados em todo o estado — uma quantidade superior aos 90 de 2023 e aos 27 de 2022. O estudo apontou, no entanto, uma redução no número de mortes por febre maculosa: foram quatro no último ano, abaixo dos 20 óbitos registrados em 2023 e dos seis em 2022.

Cidades com casos de febre maculosa em MG em 2025

Bambuí - 1
Belo Horizonte - 5
Betim - 1
Boa Esperança - 1
Caeté - 2 (dois óbitos)
Contagem - 1
Itabira - 4
Itueta - 1
Lagoa Santa - 1
Ouro Preto - 1
Paracatu - 1
Santa Luzia - 3
Serranópolis de Minas - 1
Serro - 1
Varginha - 1
Vespasiano - 1
Volta Grande - 1

A doença

A febre maculosa é uma doença endêmica em Minas Gerais, causada por bactérias do gênero Rickettsia e transmitida ao ser humano pela picada do carrapato-estrela infectado. Embora seja mais frequente durante os períodos de seca, especialmente entre abril e outubro, casos podem ocorrer ao longo de todo o ano. Por isso, a adoção de medidas de prevenção e o monitoramento constante são essenciais para evitar a doença.
No ciclo de transmissão, o carrapato se infecta ao se alimentar do sangue de animais portadores da bactéria, como as capivaras. No ser humano, o período de incubação — ou seja, o intervalo entre a picada do carrapato infectado e o surgimento dos sintomas — geralmente varia de 2 a 14 dias. Sem tratamento adequado, a doença pode evoluir rapidamente e levar ao óbito.

Sintomas

Febre;
Dor de cabeça intensa;
Náuseas e vômitos;
Diarreia e dor abdominal;
Dor muscular constante;
Inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés;
Manchas vermelhas nos pulsos e tornozelos, que podem aumentar nas palmas das mãos, braços ou plantas dos pés.

Prevenção

A principal forma de prevenir a febre maculosa é evitar o contato com o carrapato-estrela, mais comum no período de seca. 
Use repelentes à base de Icaridina, eficazes na prevenção de picadas por carrapatos.
Vista roupas de cor clara, vestimentas longas e calçados fechados (preferencialmente com meias brancas e de cano longo).
Utilize equipamentos de proteção individual, como macacões de manga comprida, nas atividades ocupacionais em ambientes propícios para a presença de carrapatos.
Examine o corpo periodicamente para identificar a presença de carrapatos. Quanto mais rápido forem retirados, menor será a chance de infecção.
Ao encontrar carrapatos grudados à pele, remova-os com cuidado, preferencialmente com o auxílio de pinças e evite o esmagamento do animal com as unhas.
Mantenha pastos, lotes e áreas públicas limpas para evitar a proliferação de carrapatos.
Utilize carrapaticidas periodicamente em cães, cavalos e bois, conforme orientação veterinária.

Fonte: Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG)

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SURTO DE VIROSE PREOCUPA AUTORIDADES DE MACHADO

Um surto de virose, com mais de 200 casos, virou alvo de investigação da Secretaria de Saúde de Machado.  Segundo apurações, somente na última terça-feira (11), 236 pessoas foram atendidas no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas de vômito e diarreia. Santa Casa de Machado teve grande demanda de atendimento por conta do surto A Secretaria de Saúde afirma que os casos não se concentraram somente em um apenas um bairro da cidade, mas em vários. Os exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto. O Secretário de Saúde Rafael Caixeta informa ainda que não se sabe o que causou a virose. Ainda conforme Rafael, os casos estão sendo monitorados e já começaram a cair. Ele diz ainda que toda a demanda espontânea de atendimento dentro das unidades básicas de saúde passou a ter prioridade para poder acolher toda a população nas unidades básicas de saúde mais próximas e assim desafogar o pronto atendimento e o pronto socorro do hospital, r...

VEREADOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA ESTRADA DO PAIOLINHO

Um vereador de Poço Fundo acabou preso pela Polícia Militar na rodovia AMG 1555, estrada que liga a rodovia MG 179 ao Distrito do Paiolinho, no último sábado (26). Segundo o que está relatado em boletim de ocorrência, Wagner de Souza Alves, o Waguinho, dirigia sob influência de bebida alcoólica, por pouco não provocou acidentes e ainda teria desacatado os agentes que o abordaram. A notícia da prisão já havia tomado conta das redes sociais durante o fim de semana, mas a apuração feita por nossa reportagem só obteve as informações oficiais nesta segunda-feira (28). De acordo com o boletim, uma guarnição que fazia patrulhamento de rotina pela MG 179 visualizou uma Picape de cor branca ziguezagueando pela pista. Sinais sonoros e luminosos, até mesmo a buzina da viatura, foram acionados para que o condutor parasse o veículo, mas em resposta os policiais ouviram xingamentos. Ainda segundo a corporação, por pelo menos duas vezes quase ocorreu colisão com outros veículos, pois em diversas curv...

POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO E INDICIA MULHER POR ÁUDIO PRECONCEITUOSO EM POÇO FUNDO

A PCMG, por meio da Delegacia de Poço Fundo, nesta quinta-feira (31), concluiu as investigações sobre áudio com conteúdo racista/preconceituoso que circulou nas redes sociais envolvendo munícipes. Na ocasião da divulgação do áudio, o mesmo ganhou grande repercussão, inclusive fora objeto de reportagem jornalística de nível regional. As investigações resultaram na identificação da autora do áudio, mulher de 45 anos, e em seu indiciamento como incursa no crime de injúria racial, previsto no art.2°-A da Lei 7716/89, cuja pena prevista é de 02 a 05 anos de reclusão e multa.  A apuração também indicou possível configuração do crime de injúria preconceituosa relacionada à procedência nacional praticada por intermédio de meio de comunicação social, previsto no art.20, §2°, da mesma Legislação. O Inquérito Policial foi enviado à apreciação do Ministério Público e do Poder Judiciário.  *Informações da Polícia Civil de Poço Fundo