São Paulo, Corinthians, Santos, Flamengo, Grêmio e Internacional não são mais "Campeões Mundiais". A FIFA reclassificou o formato anterior do mundial de clubes, passando a considerá-lo como intercontinental. Com essa mudança, o Chelsea, por ter sido o vencedor da primeira Copa do Mundo de Clubes no novo formato, é agora o primeiro campeão mundial de fato, segundo a entidade.
Com a alteração nas nomenclaturas, os clubes brasileiros e todos os outros que ganharam as taças do torneio anteriormente disputado tiveram suas conquistas renomeadas, sendo agora classificados como "Campeões Intercontinentais".
E teremos as disputas de fim de ano?
Sim, teremos, num formato parecido com o de 2024 e com claríssimo favorecimento aos Europeus. A Copa Intercontinental será disputada novamente em dezembro, seguindo seu modelo anual tradicional. O Paris Saint-Germain (PSG), vice-campeão da última Copa de Clubes, já tem sua vaga garantida nesta disputa, por ter vencido a última Champions League, e terá a vantagem de esperar, de camarote, o adversário na final, único jogo que fará.
De acordo com o novo regulamento, os clubes europeus entrarão na competição apenas na partida que decide o título. Neste caso, o adversário do PSG sairá de uma fase de mata-mata. O primeiro confronto será no Egito, entre o Pyramids, campeão da Liga dos Campeões da África, e o Auckland City, vencedor da Liga dos Campeões da Oceania. O time que avançar enfrentará o Al-Ahli, da Arábia Saudita, campeão da Liga dos Campeões da Ásia. Deste jogo, sairá o oponente do vencedor da outra chave, que terá o Cruz Azul, do México, que venceu a Liga dos Campeões da América do Norte, e o campeão da Libertadores de 2025. Aí, sim, quem passar enfrenta o PSG, totalmente descansado.
Os campo da semifinal será o mesmo da final, mas até o momento ainda não está definido.
0 Comentários
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio
Emoji