POUSO ALEGRE ENTRA EM ALTO GRAU DE RISCO PARA A FEBRE AMARELA E ISSO AFETA A REGIÃO


Situação preocupante, mas que pelo menos vem recebendo a devida resposta em Pouso Alegre e deveria receber a mesma atenção das cidades de nossa área. A Prefeitura daquele município passou a recomendar a vacinação contra a febre amarela para pessoas com mais de 60 anos, após a cidade ser classificada como categoria 3 de risco para a doença. A mudança ocorreu em fevereiro de 2025, quando foi registrado e confirmado um óbito relacionado à enfermidade.

A nova classificação implica maior risco de circulação do vírus não só em Pouso Alegre, mas em toda a região, o que faz com que se reforce a necessidade de ampliação da cobertura, para grupos que antes não eram contemplados no calendário regular do Ministério da Saúde.

Um destes grupos é o de idosos acima de 60 anos, que não costumam ser vacinados com a dose de rotina. No entanto, antes é preciso passar por uma avaliação médica, pois embora o imunizante seja seguro, feito com vírus atenuado, requer cuidados especiais com relação a idosos que tenham doenças imunossupressoras ou que tomem remédios que afetem o sistema imunológico. Para tomar a vacina, o idoso precisa estar saudável e ativo.

A primeira dose para crianças também passou por mudança. Ela passa a ser oferecida a partir dos 6 meses, e não mais a partir dos 9 meses. É a chamada "dose zero", uma estratégia recomendada em áreas de risco elevado (como é agora a cidade) e tem como objetivo proteger precocemente os bebês contra possíveis infecções.

Não houve mudanças no esquema vacinal para as demais faixas etárias, com exceção dos bebês. 

A febre amarela é uma doença grave, transmitida por mosquitos infectados, e pode ser prevenida com uma única dose da vacina. Segundo o Ministério da Saúde, a imunização continua a ser a forma mais eficaz de controle da doença, principalmente em regiões com circulação ativa do vírus.

Postar um comentário

0 Comentários