Pular para o conteúdo principal

EMPRESA IMPLORA A BANDIDOS: "POR FAVOR ROUBA OUTRO"

A exasperação tomou conta de uma empresa de comunicação visual de Poços de Caldas, no Sul de Minas, que decidiu usar um de seus próprios outdoors para fazer um apelo inusitado – e desesperado – aos ladrões de fios elétricos: "Por favor rouba outro, a gente não aguenta mais." A placa, instalada na Avenida João Pinheiro, um dos pontos mais afetados por esse tipo de crime, reflete o cansaço de quem convive com prejuízos constantes.

Segundo o empresário Vitor Hugo Xavier, só neste ano já foram mais de 20 furtos em todas as regiões da cidade. "Isso não é algo novo, já vem de um tempo. Nós decidimos colocar esse outdoor para chamar a atenção das autoridades policiais e também da comunidade para esse problema. A gente não aguenta mais mesmo, não tem mais o que fazer, é prejuízo em cima de prejuízo", desabafa.

Os números comprovam a gravidade da situação. De acordo com a Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), Poços de Caldas registrou 116 furtos de fios e cabos em 2024. E, em apenas seis meses de 2025, a cidade já está próxima desse índice, com 108 casos – um aumento de 177% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foram registradas 39 ocorrências.

Além da Avenida João Pinheiro, os locais mais visados pelos ladrões são o Parque José Affonso Junqueira, a Avenida Francisco Salles e a pista de caminhada da Avenida Pedro Galha, todos com grande movimento de pessoas.

Os prejuízos vão muito além dos fios de cobre roubados. "Causam um enorme prejuízo porque, além de roubar toda a fiação, destroem os holofotes de LED, a fotocélula, o timer. E a gente não consegue repor todos esses materiais", explica Xavier. A empresa já registrou diversos boletins de ocorrência, e em alguns casos os responsáveis foram presos, mas logo colocados em liberdade.

O empresário levanta ainda outra questão crucial: "Se alguém está roubando esses fios, é porque tem alguém comprando. E isso tem que ser combatido." A Polícia Militar de Poços de Caldas afirma que tem intensificado fiscalizações em locais que compram materiais recicláveis, incluindo peças de cobre. "Nós estamos fazendo fiscalizações rotineiras nesses locais, além das prisões de autores [de furto], que têm sido identificados. Já tivemos uma redução considerável, principalmente no mês de julho", declarou o tenente Esdras José da Silva em entrevista à EPTV Sul de Minas.

Enquanto isso, o outdoor continua exposto, não só como um protesto, mas como um alerta: sem ações mais efetivas, o problema vai continuar deixando não apenas prejuízos materiais, mas também um sentimento de impotência em quem tenta trabalhar honestamente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SURTO DE VIROSE PREOCUPA AUTORIDADES DE MACHADO

Um surto de virose, com mais de 200 casos, virou alvo de investigação da Secretaria de Saúde de Machado.  Segundo apurações, somente na última terça-feira (11), 236 pessoas foram atendidas no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas de vômito e diarreia. Santa Casa de Machado teve grande demanda de atendimento por conta do surto A Secretaria de Saúde afirma que os casos não se concentraram somente em um apenas um bairro da cidade, mas em vários. Os exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto. O Secretário de Saúde Rafael Caixeta informa ainda que não se sabe o que causou a virose. Ainda conforme Rafael, os casos estão sendo monitorados e já começaram a cair. Ele diz ainda que toda a demanda espontânea de atendimento dentro das unidades básicas de saúde passou a ter prioridade para poder acolher toda a população nas unidades básicas de saúde mais próximas e assim desafogar o pronto atendimento e o pronto socorro do hospital, r...

VEREADOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA ESTRADA DO PAIOLINHO

Um vereador de Poço Fundo acabou preso pela Polícia Militar na rodovia AMG 1555, estrada que liga a rodovia MG 179 ao Distrito do Paiolinho, no último sábado (26). Segundo o que está relatado em boletim de ocorrência, Wagner de Souza Alves, o Waguinho, dirigia sob influência de bebida alcoólica, por pouco não provocou acidentes e ainda teria desacatado os agentes que o abordaram. A notícia da prisão já havia tomado conta das redes sociais durante o fim de semana, mas a apuração feita por nossa reportagem só obteve as informações oficiais nesta segunda-feira (28). De acordo com o boletim, uma guarnição que fazia patrulhamento de rotina pela MG 179 visualizou uma Picape de cor branca ziguezagueando pela pista. Sinais sonoros e luminosos, até mesmo a buzina da viatura, foram acionados para que o condutor parasse o veículo, mas em resposta os policiais ouviram xingamentos. Ainda segundo a corporação, por pelo menos duas vezes quase ocorreu colisão com outros veículos, pois em diversas curv...

POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO E INDICIA MULHER POR ÁUDIO PRECONCEITUOSO EM POÇO FUNDO

A PCMG, por meio da Delegacia de Poço Fundo, nesta quinta-feira (31), concluiu as investigações sobre áudio com conteúdo racista/preconceituoso que circulou nas redes sociais envolvendo munícipes. Na ocasião da divulgação do áudio, o mesmo ganhou grande repercussão, inclusive fora objeto de reportagem jornalística de nível regional. As investigações resultaram na identificação da autora do áudio, mulher de 45 anos, e em seu indiciamento como incursa no crime de injúria racial, previsto no art.2°-A da Lei 7716/89, cuja pena prevista é de 02 a 05 anos de reclusão e multa.  A apuração também indicou possível configuração do crime de injúria preconceituosa relacionada à procedência nacional praticada por intermédio de meio de comunicação social, previsto no art.20, §2°, da mesma Legislação. O Inquérito Policial foi enviado à apreciação do Ministério Público e do Poder Judiciário.  *Informações da Polícia Civil de Poço Fundo