![]() |
Arqueólogo passava pelo local da escavação e identificou as reliquias - Foto: Reprodução EPTV |
A cidade de Conceição dos Ouros, na Serra da Mantiqueira, no Sul de Minas, teve na última sexta-feira (18/07), uma descoberta que pode colocá-la de vez na Rota do Patrimônio Arqueológico Pré-Colonial. Durante escavações, após uma casa ser demolida para nova construção, as máquinas acabaram por revelar o que pode ser uma urna funerária indígena. A área já foi isolada e o caso comunicado ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).
Quem identificou a urna foi um arqueólogo, chamado Paulo. Ele passava pelo local da obra quando identificou o artefato. Ele afirma que também há outras urnas por ali, e por isso comunicou a Prefeitura, que imediatamente mandou parar a obra, isolou o local e comunicou o IPHAN. Agora, aguardam posicionamento do instituto para fazer o resgate do material.
Ainda segundo o arqueólogo, as relíquias encontradas são da cultura Tupi-Guarani, e outras peças arqueológicas já haviam sido localizadas em um terreno praticamente ao lado deste, em 1998. A cidade, de acordo com Paulo, teria sido construída sobre um antigo aldeamento indígena, no período pré-colonial.
A peça encontrada era usada em rituais funerários, e até o momento sete urnas indígenas deste tipo, de vários períodos, foram resgatadas em Conceição dos Ouros. Há informações de que no museu da cidade há 15 mil fragmentos de cerâmicas esperando para serem estudados.
Paulo acredita que as informações colhidas a partir desse material serão muito importantes, para enriquecer o acervo do museu dar uma ideias de como era a vida desse grupo indígena que viveu nesta área. Ele diz, em entrevista já concedida a TV´s e jornais, que atualmente já se tem datações desde 700 anos atrás até a formação das grandes fazendas de fumo e de café na região.
A prefeitura tem um projeto para a construção de um prédio próprio no museu da cidade, somente com este tema, para expor a história de Conceição dos Ouros de forma turística. Se a ideia se concretizar, Ouros, como é mais conhecida, além de ser uma das cidades do "Caminho da Praia" (assim chamado por quem parte do Sul de Minas para Ubatuba), pode se tornar uma das componentes do "Circuito das Culturas Ancestrais".
0 Comentários
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio
Emoji