Pular para o conteúdo principal

DOENÇA MISTERIOSA: NOVO VÍRUS OU AGRAVAMENTO DE INFECÇÕES CONHECIDAS?

A investigação da doença misteriosa que provocou a morte fulminante de duas pessoas da mesma família, em São Francisco, no Norte de Minas Gerais, não deve descartar nenhuma hipótese diagnóstica até que a causa exata dos óbitos seja confirmada. O alerta, repassado ao jornal "O Tempo", é do médico infectologista e professor da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), Klinger Soares Faíco Filho. O especialista avalia que a associação de sintomas respiratórios e hemorrágicos — apresentados pelas vítimas da infecção — pode indicar tanto um vírus que entrou em circulação quanto o agravamento de infecções já conhecidas. 

No município, os casos foram classificados como Evento de Importância para a Saúde Pública (EISP), e as autoridades de saúde em níveis federal, estadual e municipal apuram os "sintomas inespecíficos" observados até o momento nos pacientes. Duas pessoas de uma mesma família morreram em curto intervalo de tempo, e um terceiro recebeu alta hospitalar. O estado de saúde de outras dezenas de pessoas está sendo monitorado.

“Quando surgem casos que acometem várias pessoas, a investigação epidemiológica busca algum vínculo comum que conecte todos os pacientes. Foram mortes abruptas, o que amplia o leque de hipóteses diagnósticas. Pode se tratar de uma doença que entrou em circulação ou da associação de infecções já conhecidas. Por isso, a investigação de surtos é tão importante”, avalia o médico infectologista Klinger Soares Faíco Filho.

Segundo ele, a presença de sintomas hemorrágicos acende um alerta para vírus como arenavírus, hantavírus e flavivírus — todos associados a febres hemorrágicas. Um dos moradores vitimados pela doença misteriosa na cidade de São Francisco teve resultado positivo para influenza. No entanto, segundo a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG), outras amostras clínicas "seguem em análise para confirmação etiológica (identificação da causa exata) e exclusão de outras hipóteses diagnósticas".

Klinger Faíco avalia que a influenza pode estar associada a outras complicações e concorda que a apuração não deve ser encerrada apenas com esse resultado de exame. "Com o laudo, a investigação epidemiológica tentará encontrar algum nexo causal. A influenza pode, sim, levar a uma disfunção plaquetária (quando as células do sangue não funcionam corretamente), mas ainda é preciso descartar outras hipóteses de infecção. Ou seja, a influenza pode ser uma causa adicional, e não a única. A investigação precisa desvendar esse mistério", orienta.

Isolamento e prevenção são cruciais no momento, diz matéria 

Como parte das ações de prevenção à doença misteriosa, um protocolo de sanitização foi aplicado em São Francisco, com a higienização das residências dos casos investigados, além da vizinhança e das unidades de saúde. No Hospital Geral Doutor Brício de Castro Dourado, onde os pacientes estão sendo atendidos, o uso de máscara de proteção tornou-se obrigatório.

O médico infectologista alerta para a importância do isolamento dos casos, principalmente para tentar controlar novas infecções. "Como não sabemos do que se trata, é crucial isolar todos os pacientes para monitoramento e avanço da investigação. Pode-se adotar um protocolo semelhante ao que aprendemos durante a pandemia de covid-19, com etiqueta respiratória e isolamento", reforça.

Em nota, a Secretaria Municipal de Saúde, junto com a Secretaria Estadual (SES-MG), orienta a população "a manter a calma e a adotar medidas de prevenção contra influenza e outras doenças respiratórias".

• Evite sair de casa.

• Não participe de eventos ou aglomerações.

• Utilize máscara de proteção.

• Não compartilhe objetos de uso pessoal.

• Higienize as mãos frequentemente.

• Mantenha os ambientes ventilados.

• Procure atendimento médico imediato caso apresente sinais de agravamento (falta de ar, febre persistente, confusão mental ou coloração azulada nos lábios/rosto).

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SURTO DE VIROSE PREOCUPA AUTORIDADES DE MACHADO

Um surto de virose, com mais de 200 casos, virou alvo de investigação da Secretaria de Saúde de Machado.  Segundo apurações, somente na última terça-feira (11), 236 pessoas foram atendidas no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas de vômito e diarreia. Santa Casa de Machado teve grande demanda de atendimento por conta do surto A Secretaria de Saúde afirma que os casos não se concentraram somente em um apenas um bairro da cidade, mas em vários. Os exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto. O Secretário de Saúde Rafael Caixeta informa ainda que não se sabe o que causou a virose. Ainda conforme Rafael, os casos estão sendo monitorados e já começaram a cair. Ele diz ainda que toda a demanda espontânea de atendimento dentro das unidades básicas de saúde passou a ter prioridade para poder acolher toda a população nas unidades básicas de saúde mais próximas e assim desafogar o pronto atendimento e o pronto socorro do hospital, r...

VEREADOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA ESTRADA DO PAIOLINHO

Um vereador de Poço Fundo acabou preso pela Polícia Militar na rodovia AMG 1555, estrada que liga a rodovia MG 179 ao Distrito do Paiolinho, no último sábado (26). Segundo o que está relatado em boletim de ocorrência, Wagner de Souza Alves, o Waguinho, dirigia sob influência de bebida alcoólica, por pouco não provocou acidentes e ainda teria desacatado os agentes que o abordaram. A notícia da prisão já havia tomado conta das redes sociais durante o fim de semana, mas a apuração feita por nossa reportagem só obteve as informações oficiais nesta segunda-feira (28). De acordo com o boletim, uma guarnição que fazia patrulhamento de rotina pela MG 179 visualizou uma Picape de cor branca ziguezagueando pela pista. Sinais sonoros e luminosos, até mesmo a buzina da viatura, foram acionados para que o condutor parasse o veículo, mas em resposta os policiais ouviram xingamentos. Ainda segundo a corporação, por pelo menos duas vezes quase ocorreu colisão com outros veículos, pois em diversas curv...

JOVEM SUSPEITA DE CRIME DE TORTURA EM POÇO FUNDO É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL

Mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma, mas PCMG vai pedir a Prisão Preventiva Uma mulher de 22 anos foi presa pela Polícia Civil em Poço Fundo, nesta terça-feira (15/07), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em residências de investigadas. A ação está relacionada à investigação de crime de tortura agravada e corrupção de menores, que teve como vítima uma mulher, encontrada praticamente nua e com graves ferimentos após brutal espancamento. De acordo com a Delegacia de Poço Fundo, a ação é um avanço na apuração dos crimes citados, e além de conseguirem obter diversos elementos que provam o delito cometido, também apreenderam um revólver calibre 22 e pelo menos 40 munições na casa da principal investigada, onde possivelmente ocorreram as agressões, o que levou à sua prisão em flagrante. "Oportuno esclarecer que a presente operação policial tem como objetivo principal a apuração de gravíssimo crime (tortura mediante sequestro e que resultou lesão grave ...