Pular para o conteúdo principal

CLIMA INTERFERE NA QUALIDADE DO CAFÉ SUL-MINEIRO

O Sul de Minas se despede da colheita do café, mas não sem antes deixar um gosto amargo na boca dos produtores. Os grãos, mais leves neste ano, parecem brincar de esconde-esconde na hora de encher as sacas. O que antes se resolvia com sete ou oito "saquinhos" – medida caseira do campo – agora exige até doze. A natureza, caprichosa, decidiu cobrar seu preço.

A Fundação Procafé já contabiliza que 86% dos cafeicultores encerraram a colheita. Na gigante Cooxupé, o número é um pouco menor: 83,9%. Quem passou pelos cafezais nos últimos dias vê os trabalhadores em fase de varrição, catando os grãos teimosos que insistem em ficar pelo chão. Parece um gesto de despedida, mas também de resignação.

Os pesquisadores não titubeiam na explicação: o outono e o inverno de 2024 foram avaros em chuvas e generosos em calor. Depois, quando os frutos precisavam engordar e amadurecer, entre fevereiro e março, o céu fechou a torneira de vez. O resultado? Grãos que não atingiram seu peso, lavouras cansadas, produtores com a conta no vermelho.

No mercado, o sinal já está vermelho – ou melhor, com indicação de baixa. Paulo Roberto Mendes, corretor de café, não disfarça: "A quebra é real". Os preços reagem, mas ninguém ainda se arrisca a cravar números. O que se sabe é que o clima desta temporada pode ser uma dívida que só será paga em 2026.

Enquanto isso, os produtores seguem varrendo os últimos grãos, torcendo para que o próximo ciclo não repita os mesmos caprichos. O café, afinal, é feito de paciência – e, às vezes, de um pouco de sorte com o tempo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SURTO DE VIROSE PREOCUPA AUTORIDADES DE MACHADO

Um surto de virose, com mais de 200 casos, virou alvo de investigação da Secretaria de Saúde de Machado.  Segundo apurações, somente na última terça-feira (11), 236 pessoas foram atendidas no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas de vômito e diarreia. Santa Casa de Machado teve grande demanda de atendimento por conta do surto A Secretaria de Saúde afirma que os casos não se concentraram somente em um apenas um bairro da cidade, mas em vários. Os exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto. O Secretário de Saúde Rafael Caixeta informa ainda que não se sabe o que causou a virose. Ainda conforme Rafael, os casos estão sendo monitorados e já começaram a cair. Ele diz ainda que toda a demanda espontânea de atendimento dentro das unidades básicas de saúde passou a ter prioridade para poder acolher toda a população nas unidades básicas de saúde mais próximas e assim desafogar o pronto atendimento e o pronto socorro do hospital, r...

VEREADOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA ESTRADA DO PAIOLINHO

Um vereador de Poço Fundo acabou preso pela Polícia Militar na rodovia AMG 1555, estrada que liga a rodovia MG 179 ao Distrito do Paiolinho, no último sábado (26). Segundo o que está relatado em boletim de ocorrência, Wagner de Souza Alves, o Waguinho, dirigia sob influência de bebida alcoólica, por pouco não provocou acidentes e ainda teria desacatado os agentes que o abordaram. A notícia da prisão já havia tomado conta das redes sociais durante o fim de semana, mas a apuração feita por nossa reportagem só obteve as informações oficiais nesta segunda-feira (28). De acordo com o boletim, uma guarnição que fazia patrulhamento de rotina pela MG 179 visualizou uma Picape de cor branca ziguezagueando pela pista. Sinais sonoros e luminosos, até mesmo a buzina da viatura, foram acionados para que o condutor parasse o veículo, mas em resposta os policiais ouviram xingamentos. Ainda segundo a corporação, por pelo menos duas vezes quase ocorreu colisão com outros veículos, pois em diversas curv...

JOVEM SUSPEITA DE CRIME DE TORTURA EM POÇO FUNDO É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL

Mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma, mas PCMG vai pedir a Prisão Preventiva Uma mulher de 22 anos foi presa pela Polícia Civil em Poço Fundo, nesta terça-feira (15/07), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em residências de investigadas. A ação está relacionada à investigação de crime de tortura agravada e corrupção de menores, que teve como vítima uma mulher, encontrada praticamente nua e com graves ferimentos após brutal espancamento. De acordo com a Delegacia de Poço Fundo, a ação é um avanço na apuração dos crimes citados, e além de conseguirem obter diversos elementos que provam o delito cometido, também apreenderam um revólver calibre 22 e pelo menos 40 munições na casa da principal investigada, onde possivelmente ocorreram as agressões, o que levou à sua prisão em flagrante. "Oportuno esclarecer que a presente operação policial tem como objetivo principal a apuração de gravíssimo crime (tortura mediante sequestro e que resultou lesão grave ...