![]() |
Foto: Reprodução Diário Independente |
Um detento recuperando da APAC de Pouso Alegre, que cumpria pena de mais de 60 anos de prisão e que havia sido "resgatado" por dois homens durante o velório de uma parente em Divisa Nova, foi recapturado em Piracicaba (SP) pela Polícia Militar paulista. José Henrique dos Santos Ramos, conhecido por "Zezinho", tem em sua ficha criminal crimes de homicídio, sequestro e cárcere privado, tráfico de drogas e associação ao tráfico.
O criminoso, que era procurado desde 24 de abril, quando fugiu, foi preso na última sexta-feira (15).
Ao ser abordado em Piracicaba pela Polícia Militar, o homem apresentou documento falso à guarnição. A fraude foi constatada pelas equipes da PM, que logo descobriu os mandados de prisão e de recaptura em aberto, dentre eles por mais uma condenação, nova, de 15 anos pelo crime de homicídio.
O homem foi levado ao Plantão Policial daquele município e, depois, retornou ao sistema prisional.
Como foi a fuga
Segundo informações da Polícia Civil, em abril de 2025 o detento foi ao velório da avó de sua companheira, acompanhando por dois funcionários da Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (Apac) de Pouso Alegre. No local, os agentes foram surpreendidos por dois homens armados com revólver e pistola, que os renderam e retiraram Zezinho do Velório.
Representantes da Apac informaram à época que desconheciam qualquer envolvimento do detento com organizações criminosas ou histórico de periculosidade, apesar das pesadas condenações das quais foi alvo, o que levou inclusive ao questionamento sobre quais seriam os critérios para encaminhamento de presos à associação.
Vale lembrar que a APAC tem um sistema de trabalho diferente do sistema prisional comum, e que os funcionários da instituição não fazem uso de armas em suas diligências, conforme os princípios de metodologia da associação.
De qualquer forma, depois deste fato, a APAC terá que rever suas formas de análises de conduta para acolhimento de novos condenados, e o fugitivo recapturado, com certeza, não terá outra oportunidade como essa.
Comentários
Postar um comentário
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio