Pular para o conteúdo principal

POLÍCIA CIVIL PROMOVE "OPERAÇÃO AMPARO" NO AGOSTO LILÁS

A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) iniciou, nesta sexta-feira (1º/8), a Operação Amparo, como parte da campanha Agosto Lilás – Quebrar o Ciclo da Violência. A campanha visa intensificar ações de combate à violência contra a mulher no estado. “Foram cumpridos 47 mandados de prisão e 88 de busca e apreensão”, afirmou a delegada-geral da PCMG, Letícia Gamboge.

De acordo com a delegada, também foram realizadas cerca de 600 visitas tranquilizadoras — medida que busca reforçar a proteção de vítimas que já estão sob medidas protetivas. Ela explicou que a operação faz parte de um esforço contínuo para combater todos os tipos de violência de gênero. “Trabalhamos de forma sistemática para responsabilizar os autores de violência contra a mulher”, afirmou.

Feminicídio tem queda de 9,6% no estado, segundo a PC

Um dos dados destacados pela delegada é a redução no número de feminicídios no primeiro semestre de 2025. "No caso do crime de feminicídio, tivemos uma redução de 9,64%, comparando ao mesmo período do ano de 2024", afirmou.

De acordo com a delegada, o resultado é atribuído à maior conscientização das mulheres para denunciarem seus agressores e às ações efetivas da polícia. “Se deve tanto à conscientização das mulheres, no sentido de denunciar qualquer forma de violência que venham a sofrer, como também à ação efetiva da polícia, com a responsabilização desses agressores como forma de inibir a violência contra a mulher”, explicou.

Sobre a campanha Agosto Lilás, a delegada informou que, apesar da redução, é necessário que as ações continuem. “É muito importante que tenhamos essa consciência, não só por parte das mulheres, mas da sociedade como um todo: o silêncio mata. Quaisquer situações percebidas de violência contra a mulher devem ser denunciadas imediatamente”, destacou.

Uma das frentes de atuação, segundo a delegada, tem sido o fortalecimento do atendimento humanizado nas delegacias, com espaços específicos e atendimento multidisciplinar, incluindo psicólogos e assistentes sociais. “Temos investido em espaços específicos com atendimento multidisciplinar — com psicólogo, assistente social — para que essa mulher seja cada vez melhor acolhida. Também trabalhamos sob o viés da capacitação do nosso público interno e com cursos disponibilizados para o público em geral, a fim de que todos tenham consciência de quais atos constituem violência contra a mulher”, contou.

Medidas protetivas: como agir em caso de descumprimento?

A delegada também orienta as vítimas sobre o que fazer em caso de descumprimento de medidas protetivas. “A mulher deve procurar a polícia imediatamente. Só assim é possível informar o ocorrido e permitir que a autoridade policial represente ao Judiciário pela prisão preventiva do infrator”, alertou.

A PCMG reforça que denúncias podem ser feitas anonimamente pelos canais oficiais, como o 190, 180, 197 ou diretamente nas delegacias especializadas.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

SURTO DE VIROSE PREOCUPA AUTORIDADES DE MACHADO

Um surto de virose, com mais de 200 casos, virou alvo de investigação da Secretaria de Saúde de Machado.  Segundo apurações, somente na última terça-feira (11), 236 pessoas foram atendidas no pronto-socorro da Santa Casa com sintomas de vômito e diarreia. Santa Casa de Machado teve grande demanda de atendimento por conta do surto A Secretaria de Saúde afirma que os casos não se concentraram somente em um apenas um bairro da cidade, mas em vários. Os exames dos pacientes foram encaminhados à Fundação Ezequiel Dias para chegar ao diagnóstico correto. O Secretário de Saúde Rafael Caixeta informa ainda que não se sabe o que causou a virose. Ainda conforme Rafael, os casos estão sendo monitorados e já começaram a cair. Ele diz ainda que toda a demanda espontânea de atendimento dentro das unidades básicas de saúde passou a ter prioridade para poder acolher toda a população nas unidades básicas de saúde mais próximas e assim desafogar o pronto atendimento e o pronto socorro do hospital, r...

VEREADOR É PRESO POR EMBRIAGUEZ AO VOLANTE NA ESTRADA DO PAIOLINHO

Um vereador de Poço Fundo acabou preso pela Polícia Militar na rodovia AMG 1555, estrada que liga a rodovia MG 179 ao Distrito do Paiolinho, no último sábado (26). Segundo o que está relatado em boletim de ocorrência, Wagner de Souza Alves, o Waguinho, dirigia sob influência de bebida alcoólica, por pouco não provocou acidentes e ainda teria desacatado os agentes que o abordaram. A notícia da prisão já havia tomado conta das redes sociais durante o fim de semana, mas a apuração feita por nossa reportagem só obteve as informações oficiais nesta segunda-feira (28). De acordo com o boletim, uma guarnição que fazia patrulhamento de rotina pela MG 179 visualizou uma Picape de cor branca ziguezagueando pela pista. Sinais sonoros e luminosos, até mesmo a buzina da viatura, foram acionados para que o condutor parasse o veículo, mas em resposta os policiais ouviram xingamentos. Ainda segundo a corporação, por pelo menos duas vezes quase ocorreu colisão com outros veículos, pois em diversas curv...

JOVEM SUSPEITA DE CRIME DE TORTURA EM POÇO FUNDO É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL

Mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma, mas PCMG vai pedir a Prisão Preventiva Uma mulher de 22 anos foi presa pela Polícia Civil em Poço Fundo, nesta terça-feira (15/07), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em residências de investigadas. A ação está relacionada à investigação de crime de tortura agravada e corrupção de menores, que teve como vítima uma mulher, encontrada praticamente nua e com graves ferimentos após brutal espancamento. De acordo com a Delegacia de Poço Fundo, a ação é um avanço na apuração dos crimes citados, e além de conseguirem obter diversos elementos que provam o delito cometido, também apreenderam um revólver calibre 22 e pelo menos 40 munições na casa da principal investigada, onde possivelmente ocorreram as agressões, o que levou à sua prisão em flagrante. "Oportuno esclarecer que a presente operação policial tem como objetivo principal a apuração de gravíssimo crime (tortura mediante sequestro e que resultou lesão grave ...