EX-FUNCIONÁRIO DE SECRETARIA DE PREFEITURA É PRESO POR PEDIR DINHEIRO PARA LIBERAR TERRENOS A EMPRESAS

*No celular, melhor visualização na posição horizontal

Um homem de 48 anos, funcionário público da Prefeitura de Poços de Caldas, foi preso nesta quarta-feira (13) pela Polícia Civil após comprovação de que ele estaria promovendo golpes contra empresários que buscavam terrenos para construir no Distrito Industrial do município. Ele irá responder pelos crimes de corrupção passiva, estelionato, uso de documento falso e associação criminosa, já que outras pessoas, dentre elas sua própria filha, seriam participantes do esquema.

A Operação que culminou na detenção foi denominada Castelo de Cartas, que deu cumprimento, por volta de seis horas da manhã, ao mandado de prisão e outros de busca e apreensão residencial, decretados pela 2ª Vara Criminal de Poços de Caldas.

Segundo a Polícia Civil, a partir de denúncia da Procuradoria do Município no início do ano, a investigação identificou um esquema de venda de terrenos/lotes no Distrito Industrial, no contexto de um Programa chamado "Avança Poços", mediante contrapartida destinada a servidor municipal da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SEDET - da Prefeitura, e então foi instaurado o inquérito policial para apuração dos fatos.

Na apuração, se levantou que o funcionário público, de 48 anos de idade, se apresentava como responsável pelos procedimentos, já que, de fato, trabalhou, em outra oportunidade, na SEDET. Ele convencia os empresários acerca da possível doação dos terrenos no Distrito Industrial de Poços de Caldas, exigindo, porém, a efetivação de contrapartida, ou seja, propina. 

Ele ainda apresentava diversos documentos falsos para convencer os empresários de que tudo que fazia era "coisa garantida", e assim os "compradores" de terrenos que deveriam ser doados efetuaram diversos pagamentos, por cheque e até pix, para o autor e sua filha, de 26 anos, co-autora no golpe e sócia do pai em empresa que ambos criaram. Mais de R$ 2 milhões foram repassados à dupla a partir disso.

Na casa dos investigados, foram apreendidos diversos documentos, aparelhos celulares e notebook. Os envolvidos foram encaminhados para a Delegacia. De lá, o principal autor foi encaminhado ao Sistema Prisional e sua filha passaria por procedimentos de instalação de tornozeleira eletrônica, já que teve decretada prisão domiciliar.

A Polícia Civil liberou imagem do ex-funcionário da SEDET, para que outras vítimas, se estas existirem, possam identificá-lo e comparecer à Delegacia de Poços de Caldas para manifestarem-se. 

Fotos: Policia Civil




Postar um comentário

0 Comentários