Pular para o conteúdo principal

MORTE DE EMPRESÁRIO ENCONTRADO EM BURACO AINDA É MISTÉRIO

O empresário encontrado sem vida no buraco de uma obra no Autódromo de Interlagos, na Zona Sul de São Paulo teve uma morte violenta por asfixia, aponta laudo pericial. A informação foi confirmada nesta terça-feira (17) pela TV Globo e pelo g1, que divulgaram matéria sobre o tema.

De acordo com as publicações, os resultados dos exames necroscópicos feitos pela Polícia Técnico-Científica sobre a morte de Adalberto Amarilio Júnior foram entregues à Polícia Civil, que investigava o caso inicialmente como morte suspeita a esclarecer.

Procurada para comentar o assunto, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) ainda não respondeu se o caso passará a ser apurado como homicídio, em razão da descoberta de que o empresário teve uma morte violenta. Policiais ainda apuram se ele foi asfixiado por esganadura ou se sofreu uma compressão torácica. A morte ocorreu entre 24 horas ou 48 horas antes da descoberta do corpo.

Ainda segundo a apuração da equipe de reportagem, os testes não detectaram a presença de álcool ou droga no corpo de Adalberto. E também não foram encontradas lesões traumáticas e nem indícios de violência sexual no empresário.

Adalberto havia sumido em 30 de maio depois de ir a um evento sobre motociclismo no autódromo. Seu corpo foi encontrado em 3 de junho por um funcionário da obra dentro do buraco. Câmeras de segurança gravaram o últimos momentos do empresário caminhando no estacionamento do lugar (veja vídeo abaixo).

DEPOIMENTO DE AMIGO É INCONSISTENTE

Segundo a perícia do Instituto Médico Legal (IML), o laudo necroscópico apontou que a causa da morte do empresário foi mesmo asfixia, provocada provavelmente pela compressão do pulmão dele dentro do buraco.

Segundo policiais que investigam o caso, foram encontradas escoriações no pescoço de Adalberto, que sugerem uma possível esganadura cometida por outra pessoa.

A informação do laudo do IML de que não foram encontrados drogas e álcool em Adalberto divergem do que Rafael Aliste, amigo do empresário, havia dito anteriormente à polícia. Em seu depoimento, ele falou que se encontrou com Adalberto no dia do evento, e que os dois tomaram cerveja e fumaram maconha.

Rafael foi a última pessoa que teria tido contato com Adalberto, antes de ele desaparecer e ser encontrado morto. O amigo, no entanto, não é considerado suspeito pela polícia, mas sim uma testemunha que está colaborando com a investigação.

Uma das hipóteses investigadas pelo Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) é a de que alguém o colocou no espaço de 3 metros de profundidade por 70 centímetros de diâmetro. O corpo foi encontrado sem calça e sem tênis. Ele tinha 35 anos e era dono de uma ótica.

Câmeras de segurança gravaram quando o empresário chegou ao evento e depois foi ao estacionamento onde deixou seu veículo.

Mais um laudo que está sendo elaborada é o do local onde o corpo foi achado. Esse será produzido pelo Instituto de Criminalística (IC). E servirá como um mapa da região onde o corpo foi achado, mostrando o trajeto feito do estacionamento até o buraco.

A partir dos depoimentos colhidos, os investigadores preparam um croqui em 3D, por meio da técnica conhecida como espelhamento, para reconstituir a possível trajetória do empresário entre o evento, o local seu carro estava estacionado e o buraco da obra onde o corpo foi encontrado.

Segundo policiais, Adalberto pode ter sido colocado no local onde morreu por alguém que o teria agredido.

O empresário também mandou uma mensagem para a mulher dizendo que iria jantar em casa. "Posso dizer que, com certeza, ele foi uma vítima de um crime. Ele jamais tiraria as calças e o sapato e entraria num buraco. Isso não tem sentido nenhum. Meu marido estava indo para o carro para vir embora. Alguém pegou ele nesse trajeto", afirmou Fernanda, de 34 anos, esposa de Adalberto, em entrevista à TV Globo.

Policiais apuram se o empresário se envolveu em alguma briga quando foi buscar seu carro num local proibido para ir embora.

"Nesse confronto, especula-se que a pessoa poderia ter pressionado Adalberto com o joelho ou sentado nas costas dele, causando uma compressão torácica e fazendo com que o empresário desmaiasse. Em seguida, ele teria sido jogado no buraco", disse a delegada Ivalda Aleixo, diretora do DHPP, em entrevista concedida na semana passada.

Essa linha de investigação leva em conta que Adalberto teria tentado atravessar uma área restrita, fechada para circulação, e, assim, poderia ter sido barrado por algum segurança, por exemplo.

Alguns seguranças e chefes de segurança — sete pessoas no total — que trabalharam no local na noite em que Adalberto foi morto já prestaram depoimento. Entre homens e mulheres, considerando profissionais do autódromo, do kartódromo e os especialmente contratados para o evento, 188 profissionais trabalharam naquela noite. A polícia pretende ouvir ao menos metade desse grupo. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

BANDIDOS PROMOVEM NOVO ASSALTO COM VIOLÊNCIA NA ZONA RURAL DE POÇO FUNDO

Mais um crime violento para as estatísticas da zona rural de Poço Fundo foi registrado na noite desta sexta-feira (1º). Um produtor rural foi rendido, agredido e mantido refém por cerca de quatro horas em sua propriedade.  Quatro homens armados e encapuzados invadiram a residência, no bairro Lambari, por volta das 19h. Eles surpreenderam a vítima ao chegar em casa. O caso mobilizou a Polícia Militar (PMMG), que ainda faz buscas em Poço Fundo e cidades vizinhas na tentativa de prender os criminosos e recuperar os bens roubados. De acordo com o relato da vítima, os assaltantes a derrubaram no chão e desferiram socos nas costas antes de exigirem informações sobre o café armazenado no local. Sob ameaça, o produtor foi obrigado a acompanhá-los dentro da casa, onde as luzes foram apagadas para evitar identificação. Durante horas de terror, os criminosos saquearam a propriedade, levando 94 sacas de café, um soprador agrícola da marca Guarani, uma TV Philco de 40 polegadas, um roteador de ...

JOVEM SUSPEITA DE CRIME DE TORTURA EM POÇO FUNDO É PRESA PELA POLÍCIA CIVIL

Mulher foi presa em flagrante por posse ilegal de arma, mas PCMG vai pedir a Prisão Preventiva Uma mulher de 22 anos foi presa pela Polícia Civil em Poço Fundo, nesta terça-feira (15/07), durante cumprimento de mandado de busca e apreensão em residências de investigadas. A ação está relacionada à investigação de crime de tortura agravada e corrupção de menores, que teve como vítima uma mulher, encontrada praticamente nua e com graves ferimentos após brutal espancamento. De acordo com a Delegacia de Poço Fundo, a ação é um avanço na apuração dos crimes citados, e além de conseguirem obter diversos elementos que provam o delito cometido, também apreenderam um revólver calibre 22 e pelo menos 40 munições na casa da principal investigada, onde possivelmente ocorreram as agressões, o que levou à sua prisão em flagrante. "Oportuno esclarecer que a presente operação policial tem como objetivo principal a apuração de gravíssimo crime (tortura mediante sequestro e que resultou lesão grave ...

AGRICULTOR É SUGADO POR MÁQUINA E MORRE DURANTE LIMPEZA DE CAFEZAL

Um produtor rural de 60 anos morreu  na tarde deste sábado (2/8)após sofrer um grave acidente com uma máquina agrícola numa fazenda de café localizada a aproximadamente 39 km de Patos de Minas, no Alto Paranaíba.  O homem operava o equipamento, acoplado a um trator e utilizado para limpar as "leiras" do café, quando, não se sabe como, teve a perna direita sugada pelo maquinário. Ele ficou preso e com o abdômen prensado.  Um vizinho acionou os bombeiros após perceber que o trator permanecia ligado, mas imóvel por um tempo muito prolongado. Ao chegar ao local, ele encontrou a vítima já sem vida, ainda presa à máquina.  Uma equipe do Samu confirmou o óbito no local. Após a perícia da Polícia Civil, o corpo foi removido e encaminhado a uma funerária da região. Fotos: Corpo de Bombeiros