![]() |
| Araucárias ainda pequenas (tem cinco anos) foram cortadas sem explicação. Simplesmente vandalismo ou um ato deliberado contra a ação dos ambientalistas? Policia Civil investiga. |
Quando o assunto é a tentativa de se reverter os efeitos das mudanças climáticas e promover melhorias no meio ambiente, sem dúvida a melhor alternativa na atualidade é a ação de grupos voluntários, que se esforçam para conscientizar a população e promovem ações simples, mas de grande impacto, como o plantio de árvores nativas em suas áreas. No entanto, inexplicavelmente (ou nem tanto assim), existem pessoas que simplesmente agem contra qualquer possível melhoria que possa surgir.
Foi o que aconteceu em São Lourenço, onde a Polícia Civil investiga o corte irregular de seis araucárias, que foram plantadas há cinco anos por uma associação que desenvolve projetos ambientais na cidade. Os responsáveis podem responder por crime ambiental. A notícia foi divulgada pelo site G1 Sul de Minas.
As árvores estavam localizadas na Avenida Pedro Ribeiro Arantes, às margens do Ribeirão São Lourenço. A ação gerou revolta e tristeza entre os moradores e integrantes da Associação São Lourenço Sustentável, que foi responsável pelo plantio.
"Eu estava passando na manhã de terça-feira pelo local e me deparei com a araucária caída no chão. Foi uma tristeza imensa. A gente havia plantado essas árvores há mais de cinco anos, foi um projeto junto à comunidade, junto à sociedade aqui do Vale dos Pinheiros. E a gente acompanhava o crescimento dessas árvores. De uma hora para outra, foram ceifadas", lamentou o presidente da associação, Demian Lage.
A pedagoga Ariane Mendes, que também participou do plantio, não esconde a dor ao ver o resultado da destruição.
"Foi como se tivesse partido meu coração, porque eu ajudei no plantio dessas árvores, dessas que foram arrancadas, foram cerca de seis, sete árvores. E eu acompanhei o crescimento, acompanhei o cuidado. Todos os dias, no caminho do trabalho, eu olhava para elas, porque estão no meu caminho", contou.
Além do dano ambiental, uma das árvores cortadas abrigava um ninho de pássaros, o que agrava ainda mais a situação. A araucária é uma espécie nativa da Serra da Mantiqueira e está na lista de ameaçadas de extinção, segundo o Ministério do Meio Ambiente.
O caso foi registrado na Polícia Civil, que já iniciou as investigações. De acordo com o vereador Herbert Santo de Lima (PV), a própria associação conseguiu imagens de câmeras de segurança que podem ajudar na identificação dos responsáveis.
"Foi registrado um boletim de ocorrência na Polícia Civil. Por enquanto, as investigações ainda não tiveram nenhuma resposta para a gente. A gente também está auxiliando nas investigações. Conseguimos imagens de câmeras de segurança para tentar identificar esses suspeitos. Inclusive, a organização São Lourenço Sustentável está oferecendo uma recompensa para quem tiver informações sobre esses suspeitos", informou o vereador.
Mesmo diante do crime, a Associação São Lourenço Sustentável garantiu que o trabalho de preservação e plantio continuará.
"A araucária tem um significado especial. Ela é uma árvore simbólica para nossa região, para a Serra da Mantiqueira. E a gente pretende continuar plantando essa árvore, que tem um significado muito importante", reforçou Demian Lage.

Comentários
Postar um comentário
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio