QUANDO O RACISMO SE REVELA NA CRUELDADE
Cena extraída do vídeo publicado em redes sociais teve que ser totalmente borrada |
Aconteceu em Itaúna, no Centro-Oeste de Minas. Um homem filmado “chicoteando” um morador de rua negro foi preso após cumprimento de mandado de prisão preventiva na última semana. O cumprimento da ordem foi feito na quinta-feira (21/11). Além de agredir sua vítima, o suspeito ainda divulgou as imagens em redes sociais em pleno Dia da Consciência Negra, o que gerou revolta na população e nos policiais que atuaram no caso. A notícia foi divulgada pelo jornal “O Estado de Minas”.
De acordo com a Polícia Civil, o autor, que tem 44 anos, tem passagens por furto e violência doméstica. Ele foi identificado depois de as imagens repercutirem nas redes sociais e teve a prisão preventiva decretada e cumprida. O vídeo, divulgado nas redes sociais neste mês, teve grande repercussão no Dia da Consciência Negra, celebrado na última quarta-feira (20). As imagens mostram um homem branco oferecendo R$ 10 a um homem negro, visivelmente em situação de vulnerabilidade, identificado como Djalma. Para receber o dinheiro, Djalma precisaria aceitar ser agredido com um cinto. A violência mediante humilhação fez alusão à chicotadas. As imagens são tão fortes que fica impossível divulgá-las sem “borrá-las”.
Segundo o chefe do 7º Departamento de Policia Civil de Divinópolis, Flávio Destro, a PC tomou conhecimento dos fatos na noite de quarta e no início de quinta (21), quando começou imediatamente a investigação. As imagens, que chocaram os internautas, também revoltaram os profissionais que apuraram os fatos.
O chefe do departamento, que já atuou como delegado em Poço Fundo, disse que Djalma não deveria ter apanhado por ser usuário de drogas ou uma pessoa em situação de rua. Ele ainda ressalta que o mais preocupante do vídeo foi o autor do crime gravar e ainda divulgar as imagens legitimando a violência, naturalizando a “ação covarde”.
Comentários
Postar um comentário
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio