Uma obra há muito tempo solicitada por moradores poço-fundenses, e que agora está em plena execução por parte da Prefeitura de Poço Fundo, vem impondo desafios dos mais variados aos servidores da Secretaria Municipal de Obras Urbanas. Trata-se da reformulação total da rua Benjamim Constant, uma das vias mais íngremes do bairro São José, o "Canto". A ação, que estava suspensa por alguns dias, em decorrência da chuva, foi retomada nesta segunda-feira (11).
Os trabalhos de troca da rede de captação de águas pluviais, até há algumas semanas feito por galerias antigas, e reforma ampla do calçamento, começaram há cerca de dois meses, e como toda obra do gênero, apresentou algumas situações inesperadas. Quando o serviço já tinha passado da metade, uma forte chuva revelou um vazamento numa das manilhas, o que provocou o afundamento de parte da rua. O problema foi localizado e solucionado, mas com a persistência das tormentas a pavimentação não avançou muito depois disso.
Em razão deste fator, algumas reclamações começaram a chegar à Prefeitura e por redes sociais. Para parte dos moradores, os problemas enfrentados surgiram por conta de um planejamento equivocado. No entanto, para outros, afundamentos e soltura de bloquetes já eram corriqueiros, bastando qualquer chuva para que isso acontecesse e, muitas vezes, o conserto demorava muitos dias para serem iniciados.
Diante destas críticas, entramos em contato com a Secretaria de Obras, para obter um posicionamento sobre o assunto. O responsável pela pasta relacionada à área urbana, João Paulo Mello, afirmou que, de fato, muitas dificuldades são encontradas no decorrer do serviço, mas a Prefeitura enfrenta cada uma delas pontualmente e com empenho, pois a ideia é concluir a reforma e entregar à população um serviço de qualidade. "Os trabalhos foram retomados nesta segunda-feira, após uma parada das chuvas, e seguirão enquanto as condições do clima permitirem. Faltam em torno de 85 metros de calçamento para serem concluídos, e a boa notícia é que nenhum novo problema com o manilhamento foi detectado. No entanto, surgiu um outro fator: um vazamento oriundo do encanamento da COPASA, com a qual já entramos em contato para ser resolvido", disse.
João Paulo faz questão de ressaltar que não se trata de uma reformulação simples. "Vale lembrar que essa obra é bem complexa, pois trata-se de uma via muito íngreme, em que as enxurradas e as águas pluviais captadas pela rede descem com uma força impressionante. Por isso, precisamos estar atentos a qualquer intercorrência, para consertos pontuais até que toda a via esteja em perfeito estado e suporte estes desafios", garantiu.
Sobre as críticas que são veiculadas sobre a obra, o Secretário afirma que entende as motivações, mas nenhuma delas vai impedir a continuidade dos esforços. "Sobre as reclamações ou sugestões, afirmamos à população que cada uma delas é recebida com o devido respeito e damos a elas a necessária importância. Porém, vale ressaltar que por aqui trabalhamos para buscar melhorias sempre, e é muito melhor para nós recebermos sugestões e críticas de uma obra que tivemos a coragem de iniciar, que reclamações por não fazer nada ou apenas agir com reparos que não duram. Assim, com o trabalho dedicado de nossos servidores e a participação do povo, vamos concluir esta tarefa o mais breve possível, e com um serviço de qualidade, mesmo que seja necessário refazer quantas vezes for preciso", concluiu.
Continuamos acompanhando cada novo passo deste trabalho, assim como ocorreu com outra via importante e complicada, a rua Joaquim Dias Pereira, e repassaremos novidades sempre que surgirem.
Comentários
Postar um comentário
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio