Pular para o conteúdo principal

ESTUDO DA UFLA LIGA VICIO EM CELULAR A TRANSTORNOS MENTAIS E BAIXA ATIVIDADE FÍSICA

Um estudo identificou que o vício em usar o celular pode estar ligado a transtornos como ansiedade, depressão, estresse e distúrbios alimentares. E não se trata de um trabalho realizado em instituições longíquas, mas sim da Universidade Federal de Lavras (Ufla), aqui em nosso Sul de Minas.

De acordo com os dados levantados pela pesquisa, o indivíduo dependente de smartphone tem uma tendência maior à ansiedade. “E quem é ansioso tende a ser mais dependente do celular. É uma relação dupla, onde um fator piora o outro", diz o professor de Fisiologia Humana na Ufla, Eric Francelino Andrade, o coordenador do estudo.

Conforme o pesquisador, os transtornos mentais são multifatoriais, ou seja, não é possível apenas afirmar que a pessoa está ansiosa porque usa o celular excessivamente. Porém, as análises mostram a associação entre o vício e as pontuações elevadas de depressão, ansiedade e estresse, além de indicar um baixo nível de atividade física.

A pesquisa analisou 781 estudantes de faculdades públicas e particulares em todo o país, sendo 410 homens e 371 mulheres, com idades entre 18 e 65 anos.

Os dados foram coletados em 2023 por meio de um formulário on-line. Já a análise estatística foi feita por meio de softwares neste ano.

Para avaliar a dependência, o estudo utilizou quatro critérios:

- Tempo de uso diário do celular;

- Tempo sem o aparelho;

- Perda de noção de tempo durante o uso;

- Aumento da tolerância ao tempo de exposição no decorrer do tempo.

A pontuação máxima é de 26 pontos, e quem alcança mais de 10 pontos já é considerado dependente do celular.

Em algumas pessoas, estar longe do celular pode gerar inclusive sintomas físicos. Há, por exemplo, quem não consiga ficar sem olhar o celular, e mesmo olhar as horas pode se tornar fator de estresse.


O olhar constante para o celular também pode mudar a maneira como a pessoa vê o próprio corpo. A pesquisa identificou que a dependência da tela tem relação com a insatisfação corporal, o que pode desencadear distúrbios alimentares.

Para medir a insatisfação corporal dos participantes, foi aplicada uma escala de silhuetas. No questionário, eles respondiam qual das imagens mais se assemelhava ao seu corpo e qual seria a forma desejada.

"A diferença entre as pontuações dessas duas perguntas que mostrava o nível de satisfação. E quanto maior a diferença, também maior a insatisfação com o próprio corpo", explica uma nutricionista e pesquisadora, Karen Rodrigues Lima.

A pesquisa deve servir como referência para profissionais de saúde mental e nutricionistas, já que atualmente, o tempo de uso do celular é raramente questionado em atendimentos de saúde, mesmo interferindo significativamente no bem-estar.

"É pouco investigada em anamneses clínicas como essa pessoa faz o uso da internet, como ela faz uso do seu celular? Quanto tempo ela fica? Todo mundo pergunta qual remédio você usa, qual doença você já teve e ninguém pergunta quanto tempo você fica no celular. Isso tem uma interferência muito grande, já que redes sociais, para além da socialização, também conferem pra gente um nível de comparação muito grande em diversas coisas", conclui Karen Rodrigues.


Fonte: UFLA e G1 Sul de Minas

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

POLÍCIA CIVIL CONCLUI INQUÉRITO E INDICIA MULHER POR ÁUDIO PRECONCEITUOSO EM POÇO FUNDO

A PCMG, por meio da Delegacia de Poço Fundo, nesta quinta-feira (31), concluiu as investigações sobre áudio com conteúdo racista/preconceituoso que circulou nas redes sociais envolvendo munícipes. Na ocasião da divulgação do áudio, o mesmo ganhou grande repercussão, inclusive fora objeto de reportagem jornalística de nível regional. As investigações resultaram na identificação da autora do áudio, mulher de 45 anos, e em seu indiciamento como incursa no crime de injúria racial, previsto no art.2°-A da Lei 7716/89, cuja pena prevista é de 02 a 05 anos de reclusão e multa.  A apuração também indicou possível configuração do crime de injúria preconceituosa relacionada à procedência nacional praticada por intermédio de meio de comunicação social, previsto no art.20, §2°, da mesma Legislação. O Inquérito Policial foi enviado à apreciação do Ministério Público e do Poder Judiciário.  *Informações da Polícia Civil de Poço Fundo

DUAS PESSOAS MORREM APÓS COLISÃO ENTRE MOTO E CARRO NA MG 179

Foto divulgada em redes sociais Uma batida entre um carro e uma moto resultou na morte de duas pessoas na tarde deste sábado (22), na rodovia MG 179, entre Pouso Alegre e Silvianópolis.  Segundo informações do Corpo de Bombeiros, as duas vítimas que faleceram estavam na moto. Não há informações sobre o que possa ter sido levantado quanto à dinâmica do acidente, e detalhes sobre as identidades das duas pessoas mortas só foram divulgados em redes sociais. Os relatos são de que se trata de  Herisson Marques (24 anos), de Turvolândia, e Letícia Almeida (18 anos), de Silvianópolis.  No carro haviam três ocupantes, que também se feriram. O motorista e um dos passageiros se machucaram levemente, mas um outro acompanhante sofreu traumatismo craniano. Todos os feridos foram levados para o Hospital Samuel Libânio, e o helicóptero Arcanjo também foi acionado para os trabalhos de resgate. O trânsito ficou interditado por um bom período, até a realização dos trabalhos da perícia e a retirada dos co

ROSIEL E MAIKON ELEITOS PREFEITO E VICE DE POÇO FUNDO

Foto: Campanha Rosiel e Maikon (Daniel) Poço Fundo já sabe quem vai conduzir os rumos do município pelos próximos quatro anos. O Prefeito Rosiel de Lima (43 anos) foi o escolhido pela maioria dos eleitores gimirinenses e vai para seu segundo mandato consecutivo a partir de janeiro de 2025. Ao seu lado, estará desta vez o advogado Maikon Corrêa de Morais (31 anos) como vice-prefeito, que ocupará o cargo que antes pertencia ao seu tio, o saudoso Vice Prefeito Wladimir Corrêa de Morais, falecido no início de março deste ano. Rosiel e Maikon já iniciaram a campanha com bons augúrios. Em pesquisas de intenção de voto publicadas antes mesmo da pré-campanha, já havia uma grande parcela da população disposta a reeleger o atual mandatário, que tinha também uma aprovação recorde quanto à sua administração. Com um trabalho intenso mas tranquilo de divulgação, focado em mostrar conquistas e apresentar propostas, a diferença para os outros candidatos se consolidou e até aumentou, resultando na vitó