Quase metade da colheita de café já foi concluída no Sul de Minas, principal região produtora do país, mas a notícia que mais preocupa o setor nesta semana não está nas lavouras. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou nesta terça-feira (9) a imposição de uma tarifa de 50% sobre produtos brasileiros importados, incluindo o café — medida que deve entrar em vigor a partir de 1º de agosto.
A decisão tem gerado apreensão entre produtores e cooperativas da região, já que o país norte-americano é um dos principais destinos do café brasileiro. De acordo com o Ministério da Agricultura, o grão está entre os produtos mais exportados pelo Brasil para o mercado norte-americano, ficando atrás apenas de itens do setor florestal, como madeiras.
De acordo com a Cooxupé, maior cooperativa de café do país, 45,4% dos grãos já haviam sido colhidos até o último dia 4 de julho, mas o ritmo da colheita varia bastante conforme a região.
Fatores climáticos afetaram o desenvolvimento dos grãos este ano. O impacto climático de 2024 resultou em rendimento menor. Estima-se uma média de 550 a 600 litros para se obter uma saca de café beneficiado.
Com relação à nova taxação imposta pelos Estados Unidos, especialistas afirmam que a medida tende a impactar toda a cadeia produtiva da cafeicultura, embora os efeitos ainda sejam incertos.
Segundo Caio Sérgio, da Cooxupé, “é uma cadeia muito extensa e essa taxação vai impactar todos os elos. Alguns serão mais afetados, outros menos. Acreditamos que os dois principais impactos serão o possível aumento de preço para o consumidor final e a elevação no custo dos insumos para o produtor rural. Ainda é cedo para mensurar o tamanho desse impacto, mas a expectativa não é boa para o setor”.
Apesar da preocupação com os custos e com a rentabilidade, acredita-se que a demanda pelo café brasileiro deve continuar firme. A taxação não deve interferir muito na demanda. Afinal, o consumo segue crescendo e, apesar de os preços não estarem no melhor momento, ainda estão satisfatórios para o produtor rural.
---------------------------------------------
SUA OPORTUNIDADE DE APRENDER A SER LIDER - Mentoria Individual para Impulsionar e Potencializar Desenvolvimento Pessoal. Você será conduzido(a) por uma jornada prática, reflexiva e estratégica para que assuma o seu lugar como líder – da sua vida, da sua carreira, dos seus resultados.
0 Comentários
Faça o seu comentário com bom senso e equilíbrio
Emoji