POLICIA INVESTIGA SUSPEITAS DE BOTULISMO APÓS PROCEDIMENTO ESTÉTICO

Nove casos suspeitos de botulismo iatrogênico, relacionados à aplicação de toxina botulínica para fins estéticos, são investigados por autoridades de saúde e pela Polícia Civil em Três Pontas. Todos os atendimentos teriam sido realizados por um mesmo cirurgião-dentista, que teve uma clínica interditada em Pouso Alegre. Dois pacientes seguem internados no hospital.

A toxina botulínica é amplamente utilizada na medicina estética para suavizar rugas e linhas de expressão. Também é usada no tratamento de espasmos musculares e hiperidrose (excesso de suor). O efeito da substância dura, em média, de 4 a 6 meses, e provoca o relaxamento temporário dos músculos ao bloquear os sinais nervosos.

Segundo a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os primeiros dois casos foram notificados na segunda-feira (7), e outros sete na terça-feira (8), após procedimentos realizados pelo cirurgião-dentista na mesma clínica, em Três Pontas.

Os nove registros foram feitos no sistema VigiMed e envolvem pacientes que apresentaram sintomas entre os dias 29 de junho e 8 de julho. Entre os sintomas relatados estão: visão turva, boca seca, fraqueza muscular, dificuldade para respirar, distúrbios na fala e ptose palpebral (queda da pálpebra superior).

As investigações são conduzidas em conjunto pela SES-MG, Ministério da Saúde, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e autoridades locais. A Polícia Civil também instaurou um inquérito policial para apurar a suspeita.

Segundo a SES-MG, medidas foram adotadas desde o início das investigações. Até o momento, os casos foram discutidos com a equipe médica responsável, doses extras de soro anti botulínico foram mobilizadas, houve orientação para coleta de amostras para análise, realização de busca ativa por outros pacientes expostos e reuniões entre os órgãos envolvidos.

Em nota, a Santa Casa de Misericórdia Hospital São Francisco de Assis, em Três Pontas, informou que entre os nove pacientes, sete foram atendidos no Pronto Atendimento Municipal, onde permaneceram sob observação e, após avaliação médica, foram liberados sem necessidade de internação hospitalar.

Conforme a Santa Casa, outros dois pacientes permanecem internados na instituição, sendo um na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e outro na ala de clínica médica. Ambos estão medicados e clinicamente estabilizados, recebendo acompanhamento das equipes médicas.

A defesa do profissional afirmou que há uma suspeita de contaminação pela bactéria Clostridium botulinum, possivelmente originada do frasco de uma determinada marca de toxina botulínica.

Disse também que todos os pacientes que foram submetidos ao uso da toxina do mesmo frasco foram encaminhados para recebimento de atendimento médico, onde foram tomadas as medidas pertinentes.

A defesa disse que o dentista seguiu todos os protocolos, notificou imediatamente os órgãos competentes e encaminhou os pacientes para atendimento médico. A nota também afirma que a indústria farmacêutica, onde a substância foi comprada de forma direta, também foi notificada.

A Prefeitura de Pouso Alegre, onde o dentista também atende, confirmou que recebeu um pedido da SES-MG para apuração do caso. Após diligência da Vigilância Sanitária Municipal, o consultório localizado na Avenida Afonso Pena foi interditado por falta de alvará sanitário e de localização. O profissional não estava no local no momento da inspeção.

Ainda durante a investigação, foi identificado que uma distribuidora sediada em Pouso Alegre havia comercializado 40 unidades do mesmo lote da toxina botulínica utilizada nos casos suspeitos. Quatro clínicas que adquiriram o produto foram fiscalizadas: em duas, o material já havia sido utilizado sem relatos de efeitos adversos até o momento; nas outras duas, os frascos estavam armazenados e foram interditados cautelarmente para possível análise.

A Secretaria Municipal de Saúde alertou hospitais e unidades de urgência e emergência da cidade, orientando sobre os sintomas do botulismo e os protocolos de atendimento.

De acordo com a prefeitura, todo o material recolhido, incluindo notas fiscais, autos de interdição e informações da distribuidora, foi encaminhado à Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), responsável pela condução da investigação em âmbito estadual.

-------------------------------------------------

SUA OPORTUNIDADE DE APRENDER A SER LIDER - Mentoria Individual para Impulsionar e Potencializar Desenvolvimento Pessoal. Você será conduzido(a) por uma jornada prática, reflexiva e estratégica para que assuma o seu lugar como líder – da sua vida, da sua carreira, dos seus resultados.

CLIQUE AQUI

Postar um comentário

0 Comentários